GOVERNO BOLSONARO

Diretor da CIA mandou Bolsonaro não contestar sistema de votação do Brasil

Mais alto funcionário do governo Joe Biden a se reunir com Jair Bolsonaro, William Burns esteve no Brasil em julho do ano passado.

Escrito en POLÍTICA el

Mais alto funcionário do governo Joe Biden a se reunir com Jair Bolsonaro (PL), o diretor da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), William Burns, teria mandado recado ao presidente brasileiro para que não conteste o sistema de votação no país antes das eleições de outubro, segundo informações divulgadas pela agência Reuters.

Reportagem de Gabriel Stargardter e Matt Spetalnick diz que o recado de Burns teria sido dado a portas fechadas durante reunião em julho do ano passado. Duas pessoas confirmaram a informação sob condição de anonimato.

Nos EUA, uma terceira pessoa disse que o recado teria sido dado a assessores de Bolsonaro, para alertar o presidente brasileiros sobre as críticas às urnas eletrônicas.

Burns se encontrou com Bolsonaro em julho passado. O diretor da CIA também se reuniu com o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). 

Já um segundo encontro com Bolsonaro teria sido fora da agenda, na casa do então embaixador americano Todd Chapman, que foi indicado por Donald Trump e era próximo ao clã presidencial brasileiro.