ELEIÇÕES 2022

Humberto Costa diz que Lula cresce nas pesquisas internas do PT

Ele lembrou que as pesquisas que apontam empate técnico são feitas por telefone, enquanto os institutos mais tradicionais que mostram Lula na frente fazem presencialmente

Lula e Humberto Costa.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou em entrevista exclusiva ao programa Fórum Onze e Meia, nesta quinta-feira (5), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem crescido nas pesquisas internas feitas pelo PT.

A frase foi dita ao comentar pesquisas que apontam o crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo a mais recente, da Paraná Pesquisas, publicado nesta quarta-feira (4), que aponta um empate técnico entre os dois. Costa lembrou que tanto o Paraná quanto a PoderData sáo feitas por telefone, enquanto os outros institutos mais tradicionais fazem o levantamento presencialmente.

“Nossa pesquisa mostra uma situação estável desde abril do ano passado. Além disso, foi feito um estudo comparativo com aquelas pesquisas que são feitas presencialmente, como as do Ipespe, DataFolha e a Vox-Populi, e há uma estabilidade enorme, uma quantidade muito grande de eleitores já definidos, ou seja, os eleitores de Bolsonaro e de Lula, na sua grande maioria, estão definidos”, disse o senador.

Metodologias diferentes

Humberto Costa disse ainda que as pesquisas internas do PT, assim como essas outras, colocam números muito diferentes do PoderData e da Paraná Pesquisas. “Há uma diferença importante de metodologia entre você fazer a pesquisa presencial ou por telefone, por celular ou por email produz uma diferença muito grande”, ressaltou. “Nos estamos absolutamente tranquilos. Há uma distorção muito grande quando se faz a pesquisa por telefone. Bolsonaro realmente cresceu, mas cresceu ocupando um espaço que já foi dele anteriormente. Com a saída do Moro, uma boa parte dos eleitores bolsonaristas que migraram para o Moro voltaram pro Bolsonaro. Lula não perdeu nem um ponto nesse processo como um todo”, afirmou.

“Nós tivemos nas nossas pesquisas um crescimento importante no Rio Grande do Sul, onde estamos na frente, estamos empatados no Paraná, ganhando com uma boa margem em São Paulo e em Minas Gerais, temos uma situação de muita disputa no Rio de Janeiro e onde nós realmente não estamos bem é no Centro Oeste, mas no restante do Brasil nós estamos bem. Então, eu prefiro acreditar nessas outras pesquisas quem têm mais tradição, que são feitas presencialmente e batem com os nossos números”, ressaltou.

O senador disse também que os resultados das pesquisas não devem ser motivo para salto alto. “O Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, que já faz pesquisa há muito tempo, disse que nunca viu um candidato tão favorito quanto o Lula e nunca viu um eleitorado tão definido há tanto tempo antes da eleição. Isso significa que a terceira via dificilmente vai conseguir crescer”, alertou. “Lula ainda vai conquistar alguns votos de gente que está nesse momento votando em Ciro Gomes, Dória e tem todas as condições de vencer bem essa eleição. Estamos trabalhando para ganhar a eleição, no primeiro ou no segundo turno”, encerrou.