BRASIL E EUA

Bolsonaro tenta encontro com Biden, que não responde

Governo dos EUA mantém distância do governo Bolsonaro, que deseja um golpe de Estado no Brasil

Joe Biden e Jair Bolsonaro.Créditos: Agência Brasil + Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro pode terminar o mandato sem conseguir um encontro sequer com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o jornalista Jamil Chade, do UOL, Bolsonaro está fazendo o que pode ser a última tentativa de encontrar Biden, mas até agora não há qualquer resposta ao pedido do governo brasileiro. 

Biden jamais aceitou um contato com Bolsonaro desde que venceu as eleições em 2020. Ligou para líderes em diversas partes do mundo. Mas deixou o brasileiro de fora de sua agenda de contatos.

Segundo Chade, “uma consulta por parte do Brasil foi feita de maneira informal há cerca de um mês”. O governo dos EUA não deu uma resposta. Já o Itamaraty tem negado o pedido, mas duas fontes diplomáticas confirmaram ao jornalista brasileiro que o governo já expressou aos americanos a intenção de Bolsonaro de ser recebido por Biden. Um pedido formal e por escrito, porém, não foi feito, justamente para evitar um constrangimento.

A Casa Branca quer manter distância de um governo que ensaia um golpe de Estado e evita qualquer contato. 

Biden vê com preocupação um possível caminho de uma ruptura institucional. Não foi a primeira vez que o alerta foi dado. O tema chegou a ser alvo de uma advertência por parte do chefe da CIA, William Burns, quando esteve em Brasília no ano passado. O recado era claro: se houver um golpe, a Casa Branca não hesitará em condená-lo e isolar o Brasil no cenário internacional. Na última quinta-feira (5), o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, afirmou que os EUA têm “confiança nas instituições democráticas brasileiras” e que o país tem histórico de eleições livres e justas. As declarações foram dadas ao ser questionado, em coletiva na Casa Branca, sobre o encontro Burns-Bolsonaro em 2021.

Segundo o jornalista e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Igor Fuser, que falou ao programa Fórum Café da TV Fórum nesta sexta-feira (6), sem apoio dos EUA, os militares brasileiros não irão se aventurar um golpe de Estado: “e os Estados Unidos estão claramente apoiando a democracia e as eleições no Brasil”. Para ele, o governo de Joe Biden “não tem interesse em apoiar qualquer golpe na América Latina".

Assista ao Fórum Café com Igor Fuser: