ELEIÇÕES 2022

Ciro Gomes perde feio para Lula e Bolsonaro no Ceará, diz Paraná Pesquisa

Candidato do PDT tem apenas 14,4% em seu próprio estado. Cenário pode ser ainda pior para ele, de acordo com a média das pesquisas no Ceará

Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa presencial do Instituto Paraná Pesquisas realizada no Ceará entre 1 e 6 de maio teve um resultado negativo para Ciro Gomes em seu estado de origem. Ele perde feio para o ex-presidente Lula e para Jair Bolsonaro. Ciro tem apenas 14,4% das intenções de voto. Lula lidera com 44,4% e Bolsonaro tem 25,8%.

O cenário apontado pelo Paraná Pesquisas pode ser ainda pior para Ciro. O sociólogo Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, afirmou no Fórum Café desta sexta-feira (6) que na média das pesquisas feitas no estado “Ciro tem metade das intenções de voto de  Bolsonaro”. Para Coimbra, “o fato é que lá acontece o mesmo que no resto do país: quem é progressista está escolhendo Lula e quem é conservador está com Bolsonaro. Esta é uma eleição com apenas dois candidatos, mesmo no Ceará, onde ele não chega a dois dígitos”.

Na entrevista, Marcos Coimbra afirmou ainda que diferentemente de Lula e Bolsonaro, que têm mais de 80% de voto firme e consolidado no seu eleitorado, Ciro Gomes tem um pouco menos de 50% de voto definido entre suas eleitoras e eleitores. Se esta metade que não é voto firme migrar para Lula, a eleição está resolvida no primeiro turno:  “Metade dos eleitores de Ciro podem abandoná-lo e dar vitória a Lula no 1º turno”. 

A pesquisa do instituto paranaense está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01705/2022 para o cargo de Presidente. Foi utilizada uma amostra de 1540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 60 municípios entre os dias 01 a 06 de maio de 2022.

Veja a íntegra da pesquisa:

 

Assista à entrevista de Marcos Coimbra ao Fórum Café: