GOLPE NO BRASIL

Emir Sader: Bolsonaro pode tentar, mas golpe não é certeza; chance de sucesso é quase zero

O sociólogo e mais o analista Igor Fuser e o advogado Marco Aurélio de Carvalho ponderam que a chance de um golpe de Estado ser bem sucedido é pequena, quase zero

Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O sociólogo e cientista político Emir afirmou na manhã deste domingo (8) em entrevista à Fórum que “nem de longe está certo que haverá um golpe de Estado. Por outro lado, nem de longe está certo que Bolsonaro não irá tentar. Tudo está em disputa no país”. Ele advertiu que “dar de barato que haverá um golpe é naturalizar o golpe, desmobilizar e desmoralizar as pessoas”.

O jornalista e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Igor Fuser, afirmou na sexta-feira (6) ao Fórum Café que não vê espaço para um golpe no país, devido à falta de apoio dos Estados Unidos.  Sem apoio dos Estados Unidos, os militares brasileiros não irão se aventurar a tentar um golpe de Estado: “os Estados Unidos estão claramente apoiando a democracia e as eleições no Brasil”. Para ele, o governo de Joe Biden “não tem interesse em apoiar qualquer golpe na América Latina".

Em entrevista veiculada pela TVT neste sábado (7), o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas e fundador da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) também considerou que não há espaço político para um golpe de Estado: “não acho que haja no país condições para um novo golpe que nos faça reviver os dias difíceis dos chamados anos de chumbo. Hoje a sociedade está organizada para resistir e temos um líder político para disputar e vencer as próximas eleições”. Ele completou, reafirmando que “Bolsonaro não tem poder para dar um golpe no país, é um soldadinho de chumbo".

Emir Sader pontuou que “a democracia brasileira é frágil ainda”, mas que há um antibolsonarismo forte e crescente. “E Lula é forte para chamar à resistência”, completou.

Assista à entrevista de Igor Fuser ao Fórum Café desta sexta: