ELEIÇÕES 2022

Deputado do PT processa Michelle Bolsonaro por campanha antecipada e improbidade administrativa

Na ação protocolada na Procuradoria-Geral Eleitoral, o deputado Rui Falcão afirma que a Primeira-Dama se aproveitou do Dia das Mães para exaltar o governo de Bolsonaro

Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) protocolou nesta segunda-feira (9) uma representação onde pede que a Procuradoria-Geral Eleitoral processe Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto, por campanha antecipada, pois, neste fim de semana a Primeira-Dama e a ministra usaram verba pública para realizarem pronunciamento nacional do Dia das Mães. 

Para Rui Falcão, Michelle Bolsonaro "apresentou, ao longo de sua fala e naquilo que foi ajudada pela ministra, as supostas boas ações do governo federal em benefício das mães brasileiras, cumprindo o roteiro clássico das propagandas eleitorais de manuais de publicidade que indicam a importância de indicar os méritos dos gestores que postulam a reeleição através da apresentação laudatória de sua obra". 

A representação também afirma que "o desenrolar dos fatos deixa claro que houve desvio de finalidade no ato convocatório porque o espaço publicitário acabou ocupado não apenas pela ministra, mas também pela esposa do presidente que terá a função, nesses meses anteriores ao pleito de outubro de 2022, de amenizar a imagem do presidente junto ao eleitorado feminino". 

O documento também pede que Michelle Bolsonaro seja enquadrada no crime de improbidade. "É bastante nítido que a publicidade questionada viola flagrantemente o princípio da impessoalidade visando promover a imagem da ministra de Estado e da Primeira-Dama para gerar benefícios ao conceito de que goza o atual governo e especialmente do Presidente, que logo adiante disputará as eleições. E por ser assim incide no caso presente tipo de improbidade administrativa."