ELEIÇÕES 2022

Lula lota ginásio em ato pela soberania em Porto Alegre; assista

Evento conta com a presença de lideranças de partidos de oposição e movimentos sociais

Lula ao lado de Geraldo Alckmin e Dilma Rousseff em ato em Porto Alegre.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) reuniu um grande público de apoiadores durante ato pela soberania nacional realizado em Porto Alegre neste quarta-feira (1º) com lideranças de movimentos sociais e de partidos políticos que fazem parte de sua base de apoio para a disputa presidencial de outubro de 2022. 

Lula e seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), participaram de uma atividade à tarde sobre educação, com lideranças estudantis, e depois partiram para o ginásio Pepsi On Stage, que tem capacidade para mais de 5 mil pessoas. 

Nas imagens do ato é possível ver que o local ficou bem cheio, tanto na pista quanto nas galerias superiores.

No palco marcaram presença lideranças de PT, PSOL, PCdoB, PV, Solidariedade e Rede, incluindo a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) e os pré-candidatos ao governo estadual Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL). O pré-candidato do PSB, Beto Albuquerque, e o presidente estadual do partido, Mario Bruck, não compareceram.

"A virada no Rio Grande, a construção de uma virada no Rio Grande pode ser determinante para uma vitória no primeiro turno e somos nós e vocês, que não recolheram as bandeiras mesmo quando as lágrimas caíam e quando parecia não ter fim, que vamos fazer isso", declarou D'Ávila, que retirou sua pré-candidatura ao Senado em razão das ameaças que tem recebido.

Uma das motivações da viagem de Lula e Alckmin ao estado foi a de tentar apaziguar os ânimos entre os pré-candidatos do campo progressista e tentar costurar uma unidade. Em discurso, o ex-governador Tarso Genro defendeu a unidade em torno de Edegar Pretto. "Cada partido tem o direito de defender o seu nome, mas não tem o direito de sonegar a sua capacidade de diálogo de construção unitária em defesa do brasil e do Rio Grande", disse.

O ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PT), marcou presença no evento e discursou em defesa da Petrobras e da Eletrobras. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, Dilma Rousseff e o ex-governador Olívio Dutra (PT) também discursaram.