ELEIÇÕES 2022

EXCLUSIVO: Lula tem 53% dos válidos e Bolsonaro sobe dois pontos na média das pesquisas

Na média das pesquisas remotas, realizadas por telefone, Lula e Bolsonaro oscilaram um ponto para cima nos votos válidos e estão com 48% e 38% respectivamente.

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Estudo realizado pelo sociólogo Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, mostra que Lula (PT) segue na liderança, com perspectiva de vitória no primeiro turno das eleições presidenciais. O petista manteve os 53% na média das pesquisas presenciais, quando as pessoas são ouvidas em casa.

Jair Bolsonaro (PL), que havia oscilado 1 ponto para menos, ganhou fôlego com o esvaziamento da terceira via e subiu dois pontos, chegando a 34% dos válidos.

Ciro Gomes (PDT) manteve os 8% e a soma dos demais candidatos derreteu de 8% para 5%.

Nos votos totais nessa modalidade de pesquisa, Lula manteve os 46% do estudo anterior e Bolsonaro variou de 20% para 30%. Nulos, brancos e indecisos eram 12% e agora são 13%. Ciro foi de 6% para 7% e a soma dos demais caiu dos mesmos 7% para 4%.

Pesquisas telefônicas

Na média das pesquisas remotas, realizadas por telefone, Lula e Bolsonaro oscilaram um ponto para cima nos votos válidos e estão com 48% e 38% respectivamente. Ciro mantém 8% e a soma dos demais caiu de 8% para 6%.

Nos votos totais nesse tipo de pesquisa, Lula foi de 43% para 44% e Bolsonaro de 33% para 35%. Ciro oscilou de 7% para 8% e os demais de 7% para 6%. Nulos e brancos cairam um ponto e são 9%.

Em eventual segundo turno, Lula segue vencendo na média das presenciais: oscilou de 55% para 54% e Bolsonaro manteve 32%, com 14% de brancos e nulos. Nos votos válidos, o placar é de 63% a 37%.

Na média das pesquisas remotas, Lula vence por 52% a 38%, com 11% de brancos e nulos - 58% a 42% nos válidos.

Acompanhe a análise de Marcos Coimbra no Fórum Café a partir das 7h desta sexta.