ELEIÇÕES 2022

Lula tem 54,9% dos votos válidos em Pernambuco, diz Exame/Ideia

No estado natal de Lula, Marília Arraes, que deixou o PT para se lançar candidata ao governo pelo Solidariedade, lidera a disputa com 24% das intenções de votos. Raquel Lyra (PSDB) aparece em segundo com 18%

Marília Arraes e Lula lideram disputa eleitoral em Pernambuco.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pela revista Exame, revela que Lula (PT) tem 54,9% dos votos válidos em Pernambuco, estado onde nasceu. Jair Bolsonaro (PL) tem 32,9% dos válidos no levantamento realizado entre 3 e 8 de junho e divulgado nesta quinta-feira (9).

Nos votos totais no cenário estimulado, Lula tem 50% e Bolsonaro 30%. Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7%. Na sequência, três candidatos marcam 1%: Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Pablo Marçal, coach que lançou sua candidatura pelo Pros. Os demais candidatos somados somam 1,1%. Brancos e nulos são 4% e não sabem 5%.

Lula também lidera a pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, com 34% das citações. Bolsonaro é lembrado por 26%, Ciro por 4% e Sergio Moro por 1%. Os demais não chegaram a 1%. Outros 26% dizem não saber e 8% declaram voto nulo ou branco.

“O ex-presidente Lula é o favorito na disputa em Pernambuco, onde mais da metade do eleitorado avalia o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo (51%) e cerca de 57% não concordam em dar um segundo mandato para o atual presidente. Este quadro também se reflete nos resultados dos dois candidatos alinhados a Bolsonaro no estado: Miguel Coelho, do União Brasil, e Anderson Ferreira, do PL", diz Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA.

Marília Arraes lidera disputa ao governo

Na eleição estadual, Marília Arraes, que deixou o PT para se lançar candidata ao governo pelo Solidariedade, lidera a disputa com 24% das intenções de votos. Raquel Lyra (PSDB) aparece em segundo com 18%.

Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, estão com 12% cada.

O Instituto Ideia ouviu 1.000 pessoas do estado de Pernambuco entre os dias 3 e 8 de junho, com a mesma metodologia. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O registro no TSE é o PE-03117/2022.