CANCELAMENTO DE PESQUISA ELEITORAL

Coordenador de Lula pede a Aras que apure 'crime eleitoral' da XP Investimentos

Deputado Rui Falcão quer a "apuração de eventuais crimes eleitorais, notadamente abuso de poder político, e inquérito policial para averiguar o cometimento de crimes comuns, como o de constrangimento ilegal"

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP), coordenador de comunicação da campanha de Lula à Presidência, quer que o procurador-geral da República, Augusto Aras, investigue suposto "crime eleitoral" da XP Investimentos por não ter divulgado pesquisa eleitoral feita pelo instituto Ipespe. 

A pesquisa mesmo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-06295/2022 teve a sua divulgação cancelada na última semana. "Ao que tudo indica, o veto à divulgação dos dados teve conotação eleitoreira, possivelmente fruto de abuso de poder político e de ameaças que emergem na seara criminal", diz a petição encaminhada à PGR. 

"Por se tratar de questão eminentemente de interesse público (uma vez que a divulgação de pesquisas eleitorais está inserida dentro da garantia de liberdade de expressão), tais informações prestadas são insuficientes e, principalmente, não elucidam se houve eventual interferência externa e em que grau foi aplicada", continua. 

O deputado requer a "apuração de eventuais crimes eleitorais, notadamente abuso de poder político, e inquérito policial para averiguar o cometimento de crimes comuns, como o de constrangimento ilegal. Solicita, ainda, a realização de diligências, a oitiva de representantes legais da XP Investimentos, do Ipespe e dos agentes públicos envolvidos, inclusive do presidente da República".

A XP e o Ipespe vinham realizando pesquisas de intenção de votos semanais. Segundo a coluna da Monica Bergamo, a pressão sobre a XP já vinha crescendo paulatinamente e explodiu na semana passada, quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores consideram que a honestidade é um atributo de Lula, contra 30% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro.

"Conforme noticiário de inúmeros veículos da mídia comercial – até agora não desmentidos – os ataques bolsonaristas cresceram depois que a pesquisa mostrou a honestidade como atributo do presidente Lula. Então, sob o risco real de prejuízo a seus negócios, a companhia decidiu divulgar apenas resultados mensais", afirma o deputado. 

A petição foi elaborada pelos advogados Hélio Silveira, Marcelo Andrade, Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos, Marco Antonio Riechelmann Jr. e Lucas Clemente.