ELEIÇÕES 2022

Lula: Brasileiros têm que escolher entre pagar luz e comprar comida e Bolsonaro privatiza Eletrobras

Líder nas pesquisas, Lula diz que "pressão em entregar de mão beijada a estatal só tem uma explicação: medo da derrota na eleição de outubro, com o consequente fim da mamata com dinheiro público"

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Líder nas pesquisas de intenção de votos, Lula (PT) reagiu com indignação ao projeto levado adiante por Jair Bolsonaro (PL) e Paulo Guedes, ministro da Economia, de privatização da Eletrobrás, maior empresa de energia da América Latina.

Em sequência de tuites na manhã deste sábado (11), o petista lembrou a crise econômica e a fome no país, relacionando com o aumento de preços das tarifas, através da descotização - entenda aqui -, que vai provocar o reajuste de preços sem precedentes para os consumidores.

"Cerca de 33 milhões de brasileiros estão passando fome. As pessoas são obrigadas a escolher entre comprar comida ou pagar a conta de luz, que não para de subir. E o que faz o governo? Privatiza a Eletrobrás, para aumentar ainda mais a conta de luz", tuitou.

Lula classificou como "crime" a venda da Eletrobrás "a toque de caixa e a preço de banana".

"Tamanha pressão em entregar de mão beijada a maior empresa de geração de energia da América Latina, responsável por quase 40% da energia consumida no Brasil, só tem uma explicação: medo da derrota na eleição de outubro, com o consequente fim da mamata com dinheiro público", escreveu.

Lula, no entanto, sinalizou que pode reverter a privatização, caso vença as eleições em outubro. "Podem ter certeza: se vencermos a eleição de outubro, como todas as pesquisas anunciam, nós vamos restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro".

Leia a sequência de tuites.