DOMICÍLIO ELEITORAL

Mario Frias, assim como Sergio Moro, nunca morou em São Paulo; ex-colegas denunciam

Fórum entrevistou ex-colegas que trabalharam com o ex-ator que presenciaram emissões de passagens e reservas de hotéis entre o Rio e São Paulo

Mario Frias.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Mario Frias, o ex-secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), assim como o ex-juiz Sergio Moro, nunca morou em São Paulo. Pelo menos até há dois meses e pouco, quando deixou o cargo em Brasília. Colegas que trabalharam com ele na última década confirmaram à Revista Fórum, sob a condição de sigilo, que o ator ia e voltava a cada vez que tinha que gravar e participar de reuniões comerciais na capital paulista.

Pré-candidato por São Paulo a deputado federal pelo PL, partido de Bolsonaro, o ex-ator se filiou em março ao partido. Frias faz parte do núcleo ideológico do bolsonarismo e pretende integrar uma frente de candidatos liderada por Eduardo Bolsonaro (PL), que conta ainda com Sérgio Camargo (PL), o controverso ex-presidente da Fundação Palmares.

Veja abaixo o novo domicílio eleitoral de Mario Frias, obtido através de consulta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele passou a votar no Colégio Bandeirantes, que fica na Rua Estela, 68, bairro de Vila Mariana, em São Paulo.

Sempre ia e voltava

Pessoas que trabalharam ou tiveram contato profissional na última década presenciaram por diversas vezes a emissão de passagens do Rio de Janeiro – sua cidade natal e endereço dele e da família até que assumisse o cargo em Brasília – para São Paulo, local onde costumava fazer suas gravações.

Fontes confirmaram também que, na época, ele sempre ficava hospedado em hotéis na capital paulista e que, em raras ocasiões, chegou a ir e voltar do Rio para São Paulo duas vezes na mesma semana. Na época, ele chegou a cogitar ficar em um flat, mas abandonou a ideia por conta do alto custo.

Sempre no Rio e Brasília, nunca em São Paulo

Uma simples busca na conta do Instagram de sua esposa, Juliana Frias, constata que o casal vivia com a filha no Rio de Janeiro. Como se pode ver abaixo, em uma das postagens, ela aparece se exercitando no Rio de Janeiro com a legenda: “um dia desses no quintal de casa”.

Juliana é de Criciúma (SC) e está casada com Mario Frias desde janeiro de 2008. O casal morou no Rio desde então, até ele ser nomeado para a secretaria de Cultura, quando passou a residir em Brasília. Ela posta constantemente cenas com a família. No seu perfil é possível ver imagens tanto no Rio de Janeiro quanto em Brasília. Não há nenhuma em São Paulo.

A Fórum procurou Mário Frias para confirmar as informações. Foram feitas as seguintes perguntas a ele. Assim e se chegarem as respostas, elas serão acrescentadas à esta reportagem:

“Há quanto tempo você mora em São Paulo. Você já residiu na capital paulista em alguma outra ocasião? Tenho depoimento de pessoas que trabalharam com você que dizem que você sempre vinha do Rio de Janeiro para trabalhar em São Paulo e ficava em hotéis. Você transferiu seu título quando e porquê? Se você, de fato, nunca morou em São Paulo, por que resolveu se candidatar pelo estado?”

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria e anulou a transferência de domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro para São Paulo. Com isso, ele não poderá ser candidato ao Senado Federal, ou qualquer outro cargo nas eleições de 2022 pelo estado paulista.