CÚPULA DAS AMÉRICAS

Bolsonaro pedir ajuda de Biden contra Lula é "crime de alta traição à pátria", diz senador

Segundo a agência estadunidense Bloomberg, Bolsonaro pediu ajuda a Biden na eleição brasileira pois, segundo ele, Lula seria "um perigo para os interesses dos EUA".

Randolfe Rodrigues, Joe Biden e Bolsonaro.Créditos: Agência Senado / Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) classificou como "crime de alta traição à pátria" o suposto pedido de ajuda que Jair Bolsonaro (PL) teria feito a Joe Biden, presidente dos EUA, em mais uma tentativa desesperada de não sair derrotado das eleições de outubro, cujas pesquisas mostram vitória de Lula (PT).

"Em qualquer lugar do mundo, pedir a intervenção de uma nação estrangeira em assuntos internos é crime de alta traição à pátria", tuitou o senador, compartilhando link da notícia divulgada pela agência estadunidense Bloomberg.

Reportagem de Eric Martin, que está no topo entre as mais lidas no site da Bloomberg, relata que "Bolsonaro pediu ajuda ao presidente dos EUA, Joe Biden, em sua candidatura à reeleição durante uma reunião privada à margem de uma cúpula regional nesta semana, retratando seu oponente de esquerda como um perigo para os interesses dos EUA".

No entanto, Biden, que é democrata e foi duramente atacado por Bolsonaro durante a disputa contra o republicano Donald Trump em 2020, teria simplesmente ignorado o pedido.

"Durante a reunião desta quinta-feira, Biden sublinhou a importância de preservar a integridade do processo eleitoral democrático do Brasil e, quando Bolsonaro pediu ajuda, Biden mudou de assunto", diz o jornalista na reportagem, que é a mais lida no site da Bloomberg.