AMAZÔNIA

Bolsonaro é responsabilizado pelas mortes de Dom Philips e Bruno Pereira nas redes

Políticos, autoridades e internautas lembraram a política do governo que “estimula a violência, a destruição das florestas, a mineração ilegal e o extermínio dos povos originários”

Bruno Pereira e Dom Philips.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Políticos, autoridades e internautas responsabilizam a política do governo de Jair Bolsonaro (PL), que teria negligenciado a proteção da Amazônia, pelo desaparecimento e provável morte do jornalista inglês Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira.

A notícia de que dois corpos foram encontrados em uma região remota da floresta, enviada pela esposa de Dom Philips, , Alessandra Sampaio, e divulgada pelo jornalista da GloboNews, André Trigueiros, caiu como uma bomba nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (13).

O Advogado e membro da Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade, Márcio Prado, tuitou: “minha solidariedade às famílias e amigos de Dom Philips e Bruno Pereira. Este crime, anunciado, é resultado de uma política genocida e cruel do desgoverno Bolsonaro, que estimula a violência, a destruição das florestas, a mineração ilegal e o extermínio dos povos originários”.

A atriz Cecília Danson lembrou que "Jair Bolsonaro já tinha avisado com todas as letras em campanha que seu governo iria ser contra indígenas e quilombolas. Desmontou a FUNAI,e deu aval para garimpeiros criminosos matarem sem medo da punição. Hoje os corpos de Dom Philips e Bruno Araújo foram encontrados".

Para o jornalista Pedro Doria, "já era esperado. "Que notícia horrível. Vamos deixar uma coisa clara: o presidente da República estimula a violência, em particular a violência e o crime na região amazônica. Ele tem parte na responsabilidade por estas mortes".

O jornalista Tiago Barbosa concorda com Doria e é ainda mais contundente: "quem matou o jornalista Dom Philips e o indigenista Bruno Pereira foi o governo bolsonaro. Não há dúvida. Estimulou a exploração predatória da Amazônia, deu carta branca aos bandidos, desidratou os órgãos de fiscalização ambiental e encorajou a impunidade. A morte é resultado".

Para o ex-ministro Miguel Rossetto, "as mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips comovem e entristecem profundamente o Brasil. Esta é a imagem acabada do que é a política de Bolsonaro para a Amazônia, indígenas e meio ambiente. Minha solidariedade a família e amigos. Justiça por Dom e Bruno!"

O deputado federal Alexandre Padilha (PT) manifestou "profunda solidariedade aos familiares de Dom Philips e Bruno Pereira. Que a justiça encontre todos que contribuíram com os assassinatos. A execução de um indigenista e um jornalista diz muito. Bolsonaro entregou nossas florestas nas mãos sanguinárias dos que promovem desmatamento".

Veja mais tuítes abaixo: