ELEIÇÕES 2022

Deputado quer que chanceler esclareça pedido de ajuda de Bolsonaro a Biden contra Lula

Leo de Brito, do PT do Acre, apresentou requerimento para que o ministro das Relações Exteriores explique o procedimento do presidente: “Situação gravíssima”

Carlos Alberto França deve explicações sobre atitude de Bolsonaro.Créditos: Gabriel Albuquerque/MRE
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) apresentou à Câmara um requerimento solicitando a convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França.

O objetivo é esclarecer as informações de que Jair Bolsonaro (PL) pediu ajuda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para agir contra o ex-presidente Lula (PT) nas eleições de outubro.

A reportagem, do jornalista Eric Martin, foi publicada pela agência Bloomberg e dizia o seguinte: “O presidente brasileiro Jair Bolsonaro pediu ajuda ao presidente dos EUA, Joe Biden, em sua candidatura à reeleição durante uma reunião privada à margem de uma cúpula regional nesta semana, retratando seu oponente de esquerda como um perigo para os interesses dos EUA, segundo pessoas familiarizadas com o assunto”.

“Eu imagino que essa informação que vazou para a Bloomberg não tenha acontecido por acaso. Como o ministro das Relações Exteriores participa dessas conversações bilaterais e estava no evento oficial, é importante que nós tenhamos um posicionamento oficial do ministro, uma vez que nós estamos falando de uma situação gravíssima: um pedido de interferência de outro país, uma potência mundial, na eleição brasileira”, afirmou Leo de Brito à Fórum.

Parlamentar destaca "risco de problemas nas eleições”

Em seu requerimento, o parlamentar destacou que, “tendo em vista o risco de problemas nas eleições presidenciais deste ano, esperamos ver o presente requerimento aprovado pelo plenário da comissão, para que seja convocado o ministro das Relações Exteriores, Sr. Carlos Alberto Franco França, a fim de prestar esclarecimentos sobre a referida notícia do pedido de ‘ajuda’ do presidente Jair Bolsonaro ao presidente Biden dos EUA contra Lula das eleições”.

Não é de hoje que o presidente sinaliza a possibilidade de golpe, com sistemáticas críticas ao Poder Judiciário, ao processo eleitoral no país, além de defender a atuação das Forças Armadas na conferência do resultado das eleições.