ELEIÇÕES 2022

Lula tem 49,4% dos votos válidos em nova pesquisa BTG/FSB

Pesquisa encomendada pelo banco fundado por Paulo Guedes mostra Lula próximo à vitória no primeiro turno e Bolsonaro em segundo, com 35,9% dos votos válidos.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A quarta rodada de pesquisas realizada pela FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual - fundado por Paulo Guedes -, mostra Lula (PT) na liderança com 49,4% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 35,9% dos válidos, segundo o levantamento realizado por telefone que foi divulgado nesta segunda-feira (13).

Nos votos totais no principal cenário estimulado, Lula oscilou dois pontos para menos - dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais - e está com 44%. Bolsonaro manteve os 32% e Ciro Gomes (PDT) os 9% e Simone Tebet (MDB) os 2% da pesquisa realizada em maio.

A soma dos demais candidatos oscilou de 2% para 4% - André Janones (Avante) e Felipe D'Ávila (Novo) tem 1% cada e os outros não atingiram esse índice. Indecisos são 2% e branco e nulos 7%.

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a pesquisa mostra estabilidade, com Lula oscilando um ponto para menos, sendo citado por 40% dos eleitores. Bolsonaro manteve os 29% e Ciro é lembrado pelos mesmos 3%. Indecisos são 15%, brancos e nulos 10% e a soma dos demais é de 3%.

A pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa foi feita por telefone entre os dias 10 e 12 de junho de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno Lula vence Bolsonaro por 54% a 36% e todos os demais adversários. Contra Ciro o placar é de 48% a 32% e contra Tebet de 55% a 25%. Ciro também vence Bolsonaro na simulação por 48% a 38%. Já a disputa entre o atual presidente e a emedebista, principal candidata da chamada terceira via, termina em empate, com cada um com 40% das intenções de votos.

Leia a íntegra da pesquisa