ELEIÇÕES 2022

PT-RJ confirma apoio à candidatura de Ceciliano ao Senado: caráter irreversível

Executiva estadual ratifica decisão, diante de especulações sobre mudança de planos em função de eventual aliança com Eduardo Paes

Ceciliano, Lula e Freixo.Créditos: Reprodução/Twitter André Ceciliano
Escrito en POLÍTICA el

Após muita especulação nos bastidores, a Executiva Estadual do PT, no Rio de Janeiro, divulgou uma nota, nesta segunda-feira (13), para confirmar apoio à candidatura do deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ) ao Senado.

A medida foi tomada diante de especulações sobre alteração de planos em função de eventual aliança com o prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ).

O documento reafirma o caráter irreversível da indicação do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para a composição da chapa majoritária em aliança com o PSB.

O PT-RJ tem unidade em torno da pré-candidatura de André Ceciliano ao Senado Federal, assim como também tem unidade na construção da aliança com o PSB em nome de Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do estado. Reafirmamos a pré-candidatura única ao Senado Federal na chapa com o PSB, que deve ser do companheiro André Ceciliano, respeitando os acordos que foram feitos entre as Direções Nacionais do PT e PSB”, diz a resolução.

Não há nenhuma negociação diferente. Ceciliano é o nosso candidato ao Senado. E não abrimos mão de sua candidatura”, declarou o presidente do PT no estado do Rio, João Maurício, em entrevista para Agenda do Poder.

Veja a íntegra da nota:

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2022.

Resolução da Executiva Estadual do PT-RJ.

Nos últimos anos, a Direção Estadual do PT-RJ vem realizando um grande trabalho de organização e fortalecimento do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em todas as regiões do estado e também de muito diálogo pela construção de um campo democrático e progressista. Ao mesmo tempo, todo esse movimento nos possibilitou um novo horizonte para as eleições de 2022, bem como a construção de um nome forte e com muita experiência para a disputa eleitoral ao Senado.

André Ceciliano tem feito um excelente trabalho como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, sendo responsável por barrar a mais retrógrada agenda bolsonarista, criando a Lei da Escola Sem Mordaça, que garante a liberdade de pensamento e de opinião a professores, estudantes e funcionários no ambiente escolar no Rio de Janeiro, e por garantir vitórias importantes para os trabalhadores. Na Alerj, vem atuando pela recuperação econômica do estado, com a aprovação do Supera-RJ, do auxílio emergencial estadual, e lutando pelos direitos dos servidores públicos e dos profissionais da segurança pública, além da defesa das Universidades Estaduais e dos Centros de Pesquisa. Com sua capacidade de articulação, aprovou o Fundo Soberano para investimento em infraestrutura através de recursos provenientes da exploração de petróleo, que representa um passaporte para o futuro do nosso estado.

É por tudo isso que reafirmamos que o pré-candidato ao Senado Federal do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é o nosso companheiro e presidente da Assembleia Legislativa André Ceciliano. Com uma longa trajetória no Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, seu único partido, André Ceciliano sempre esteve conosco, com companheirismo e lealdade, inclusive durante os momentos mais desafiadores da nossa história, de perseguição ao PT e ao presidente Lula, nossa maior liderança.

O PT-RJ tem unidade em torno da pré-candidatura de André Ceciliano ao Senado Federal, assim como também tem unidade na construção da aliança com o PSB em nome de Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do estado. Reafirmamos a pré-candidatura única ao Senado Federal na chapa com o PSB, que deve ser do companheiro André Ceciliano, respeitando os acordos que foram feitos entre as Direções Nacionais do PT e PSB.

Esse momento desafiador nos exige um senador com experiência e que realmente conheça as urgências do estado. Temos certeza que o André Ceciliano é o nome mais preparado para representar a população fluminense e ajudar o presidente Lula na reconstrução do Brasil do emprego, da comida no prato e da dignidade.

Vamos juntos com André, Freixo e Lula, para reconquistar os direitos e a esperança do povo!