ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro provoca TSE: "Vão cassar meu registro?"; assista

O presidente rebateu uma declaração do ministro Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro durante o 5º Fórum de Investimento Brasil 2022.Créditos: Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a provocar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (14) ao comentar sobre as eleições de 2022. O mandatário ironizou uma fala do ministro Alexandre de Moraes, próximo presidente do TSE, de que o candidato que falar de fraude em urnas terá registro cassado.

“Por que quem duvidar do sistema eletrônico vai ter registro cassado e ser preso? Eu sou obrigado a confiar? Eu posso apresentar falhas? Posso dizer, como foi em 2014, que no meu entendimento técnico o Aécio ganhou? E eu, técnico, com documentação que tenho do próprio TSE, falar que ganhei no 1º turno? Não posso falar isso? Vão cassar o meu registro?”, disse o presidente em discurso no 5º Fórum de Investimentos Brasil 2022 (BIF), em São Paulo (SP).

A declaração foi dada pelo presidente enquanto ele comparava a situação do Brasil com países vizinhos. 

Bolsonaro ainda elogiou a nota enviada pelo Ministério da Defesa ao TSE na última sexta-feira (10). A nota trazia provocações e dizia que os militares estavam "desprestigiados". Na segunda-feira, o TSE acatou 10 sugestões das Forças Armadas sobre o processo eleitoral.

“Uma nota do ministro da Defesa —são 23 itens e vale a pena ler — termina dizendo que é temerário concluirmos um processo eleitoral sob o manto da desconfiança. As eleições são questão de segurança nacional”, disse o presidente.

Assista, a partir de 1h14: