AMAZÔNIA

Lula homenageia Bruno Pereira e Dom Phillips em ato

"Brasil não pode passar a imagem de que mata quem defende a Amazônia", disse o ex-presidente

Lula presta homenagem a Dom Phillips e Bruno Pereira em ato.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula prestou uma homenagem ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips durante ato realizado nesta quarta-feira em Uberlândia (MG) com Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato do governo de Minas Gerais. A Polícia Federal (PF) encontrou nesta quinta restos humanos que, segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), seriam do indigenista e do jornalista, que estavam desaparecidos.

"Tô triste porque acabamos de saber que, possivelmente, a Polícia Federal já tenha encontrado o corpo do indigenista e do jornalista que foram assassinados na Amazônia. É muito triste", lamentou Lula, que pediu 1 minuto de silêncio em homenagem a eles.

"Esse país é muito grande, é muito civilizado, não podemos passar a imagem para o exterior que somos incivilizados, que matamos quem defende a Amazônia, quem defende os indígenas, quem luta contra a garimpagem", disse.

"Quero aproveitar e fazer uma homenagem aos indígenas brasileiros. E repetir um compromisso que assumi em um encontro em Brasília: não haverá, em hipótese alguma, garimpagem em terras indígenas nesse país", completou.

Lula reage à drone que jogou sujeira em apoiadores

Durante o ato, o ex-presidente condenou o ataque escatológico promovido por bolsonaristas contra apoiadores que aguardavam o início do evento com Kalil. Antes da atividade começar, por volta de 15h, um drone bolsonarista sobrevoou o evento pulverizando um líquido fétido que, segundo o público presente, parecia urina e fezes. Três homens foram detidos durante o episódio. À Polícia Militar, eles alegaram que foi pulverizado um líquido usado em lavouras que atrai moscas.

"Não pode ser um ser humano normal um canalha que joga sujeira em cima de homens, mulheres e crianças. Não é um ser humano normal", reagiu o ex-presidente. 

"A pessoa que tem coragem de colocar um drone para jogar sujeira... Que talvez seja agrotóxico... É importante ficar atento todo mundo que foi atingido. Nós não vamos deixar barato", completou Lula. 

Assista ao ato de Lula com Kalil em Uberlândia: