ELEIÇÕES 2022

Lula leva multidão a ato no RN com Fátima Bezerra

Evento realizado no feriado reuniu cerca de 15 mil pessoas

Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula levou uma multidão ao ato realizado em Natal (RN) na quinta-feira (16) junto da governadora Fátima Bezerra (PT). O evento aconteceu na Arena das Dunas e mobilizou um público de cerca de 15 mil pessoas.

Durante a atividade, Lula reforçou seu compromisso de acabar com a fome e a sede caso volte à presidência em 2023 e lembrou dos esforços feitos com a transposição do Rio São Francisco e com o programa de cisternas. 

“Nós resolvemos fazer a transposição e eu tive o prazer de inaugurar um canal de 640 quilômetros, feito às custas da fé do povo deste país. Eu não concebia a ideia de uma parte desse país ver sua cabrinha morrer, ver seu cachorro morrer sem ter um pouco d’água para beber. Além disso, fizemos 1,29 milhão de cisternas para a casa das pessoas e mais 169 mil cisternas para produção e depois que nós deixamos o governo parou”, disse Lula

O ex-presidente, que se encontrou na parte da tarde com governadores que fazem parte do Consórcio Nordeste, também exaltou a iniciativa durante o ato. "Gostaria de parabenizar mais uma vez os governadores do Nordeste, que tiveram a grandeza de criar o Consórcio do Nordeste para tentar salvar o país da vergonha que estamos vivendo", afirmou.

Segundo a Folha de S. Paulo, Geraldo Alckmin chegou a ser vaiado por um pequeno grupo durante o evento, mas pela transmissão isso não fica claro. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e a goveradora Fátima Bezerra defenderam a aliança com o ex-governador de São Paulo.

Agenda de Lula no RN

Antes do ato, Lula visitou a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que tem sua primeira edição acontecendo este ano em Natal. A iniciativa é promovida pelo Programa de Alimentos Saudáveis do Consórcio Nordeste.

"Neste momento que o Brasil volta ao mapa da fome, nós temos clareza do potencial que agricultura familiar tem no contexto da segurança alimentar das famílias brasileiras! Com políticas públicas assertivas, capacitação e muito trabalho, a agricultura familiar vai riscar do país a palavra fome. E o Brasil vai voltar a sorrir, comer dignamente e ser feliz de novo!", disse a governadora Fátima Bezerra sobre a visita.

O ex-presidente e sua esposa Janja ainda se reuniram na manhã de quinta-feira com artesãs de Timbaúba dos Batistas, responsáveis pelos bordados do vestido de noiva usado pela socióloga no casamento realizado no dia 18 de maio. Eles conversaram com as bordadeiras sobre os desafios para o cooperativismo no Brasil e ouviram delas relato das dificuldades que enfrentam hoje com falta de apoio do governo.