ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: "Lula é mais bonito", diz Bolsonaro ao comentar rejeição entre as mulheres

Bolsonaro faz piada machista para minimizar rejeição entre o eleitorado feminino em conversa com apoiadores

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se esquivou de comentar sua alta rejeição entre o eleitorado feminino ao ser indagado por uma apoiadora no cercadinho do Palácio do Alvorada na tarde desta quinta-feira (2). O mandatário decidiu fazer piada e fez um "elogio" ao ex-presidente Lula (PT), seu principal adversário.

“O Lula é mais bonito do que eu”, disse o presidente. A "piada" feita por Bolsonaro rendeu críticas nas redes sociais pelo caráter machista - ao tentar colocar a beleza como um componente fundamental no voto feminino.

Dados de pesquisa realizada pelo instituto Datafolha mostram que Bolsonaro possui níveis de rejeição superiores a 55% entre mulheres de todas as classes sociais. Entre as que tem renda mais baixa, o índice chega a 60%, enquanto nas outras faixas de renda fica em 56%.

O alto número de mulheres que se recusam a votar em Bolsonaro se reflete nas intenções de voto dos pré-candidatos. Entre o eleitorado feminino, Lula chega a 49% dos votos, enquanto o atual mandatário tem 23%.

A dificuldade de Bolsonaro com o eleitorado feminino vem desde as eleições de 2018, quando um movimento de mulheres de mobilizou contra ele na campanha Ele Não. Enquanto deputado, ele já era conhecido pelas suas declarações misóginas e seus posicionamentos machistas. 

Assista ao comentário de Bolsonaro sobre Lula: