ELEIÇÕES 2022

Petrobras vai mirar "autossuficiência" com investimentos em refino e distribuição, diz programa de Lula; leia íntegra

Documento lembra que "no ano em que o Brasil celebra 200 anos de luta pela independência nacional, golpes e ditaduras nunca mais, democracia sempre".

Lula e Geraldo Alckmin na reunião com os partidos que fazem parte da base de apoio.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Entre as 121 diretrizes da primeira versão do programa de um eventual futuro governo, Lula (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSDB), pregam um fortalecimento da Petrobras, que vai mirar "seu plano estratégico e de investimentos orientados para a segurança energética, a autossuficiência nacional em petróleo e derivados, a garantia do abastecimento de combustíveis no país".

Segundo o documento, que será divulgado nesta terça-feira (21) em ato com a presença de membros da coligação entre PSB, PSOL, Rede, PC do B, PV e Solidariedade, a estatal brasileira voltará a ser "uma empresa integrada de energia, investindo em exploração, produção, refino e distribuição", retomando seus trabalhos também "nos segmentos que se conectam à transição ecológica e energética, como gás, fertilizantes, biocombustíveis e energias renováveis".

No último item, previsto no tópico "Defesa da Democracia e Reconstrução do Estado e da Soberania", o documento lembra que "no ano em que o Brasil celebra 200 anos de luta pela independência nacional, golpes e ditaduras nunca mais, democracia sempre".

O documento será disponibilizado em uma plataforma virtual para consulta e  que também vai receber contribuições de diversos setores da sociedade. 

"Neste momento histórico decisivo, conclamamos todas as forças sociais, políticas e econômicas comprometidas com a democracia, com a soberania e com o desenvolvimento a somarmos esforços para reconstruir e transformar o Brasil, resgatando as forças, o otimismo, a criatividade e a esperança do povo brasileiro", diz o texto.

Leia a íntegra

 

 

Archivos adjuntos