BOLSOLÃO DO MEC

Corrupção no governo Bolsonaro: MEC foi alvo de ação da Polícia Federal

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados a Bolsonaro e apontados como lobistas do MEC, foram presos na manhã desta quarta

Corrupção no governo Bolsonaro: MEC foi alvo de ação da Polícia Federal.
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso em operação da Polícia Federal (PF) realizada na manhã desta quarta-feira (22), suspeito de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Além dos mandados de prisão contra Milton Ribeiro, a Polícia Federal também executou busca e apreensão nos endereços dos pastores Arilton Moura e Gilmar, ligados ao presidente Jair Bolsonaro e apontados como lobistas que atuavam no MEC. 

A PF também realizou busca e apreensão no Ministério da Educação. Em nota, a pasta afirmou que colabora com as investigações. 

"O Ministério da Educação (MEC) esclarece que recebeu hoje (22) a equipe da Polícia Federal (PF) e que continua colaborando com todas as instâncias de investigação que envolvem a gestão anterior da Pasta", diz a nota do ministério. 

A pasta também afirma que não compactua com esquemas ilegais. "No sentido de esclarecer todas as questões, o MEC reforça que continua contribuindo com os órgãos de controle para que os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade possível. O MEC ressalta, ainda, que o Governo Federal não compactua com qualquer ato irregular e que continuará a colaborar com as investigações". 

 

Vários mandados cumpridos


A PF mapeou indícios de crimes na liberação de verbas do fundo com base em documentos, depoimentos e um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União). São cumpridos, ao todo,13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisões em Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

Os pastores negociavam com prefeitos a liberação de recursos federais mesmo sem ter cargo no governo. O FNDE, órgão ligado ao MEC, é controlado por políticos do centrão, bloco político que dá sustentação a Bolsonaro.

 

Quem são os pastores beneficiados por Bolsonaro

 

O pastor Gilmar Silva dos Santos comanda a igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia (GO), ligada à Assembleia de Deus. Ele nasceu em São Luís do Maranhão, Estado onde concentra forte articulação com os prefeitos, assim como no Amazonas.

O Maranhão teve 94 municípios atendidos com 267 empenhos para transferências do FNDE no ano passado. Esses empenhos referem-se a obras ou aquisição de equipamentos ou veículos que somam R$ 684 milhões (considerando o valor total do projeto, não somente o empenhado).

Nas redes sociais, Gilmar Santos diz que está há "40 anos pregando o Evangelho" e faz diversas publicações com suas pregações. Ele também é diretor do Instituto Teológico Cristo para Todos, que oferece cursos de teologia para "formar líderes para servirem ao reino de Deus". Santos já ministrou em Congressos, Simpósios, Cruzadas e Convenções nos 26 Estados e no Distrito Federal. 

Já Arilton Moura, aparentemente, não possui um perfil oficial nas redes sociais. Ele também é do Maranhão e assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.