ELEIÇÕES 2022

Equipe de Lula diz que protocolos de segurança são revistos constantemente

Tática da extrema direita de tumultuar eventos do petista já havia sido identificada pela Fórum durante cobertura de lançamento do livro "Querido, Lula - cartas do povo brasileiro", na PUC-SP

Equipe de Lula diz que protocolos de segurança são revistos constantemente.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Durante o lançamento das diretrizes que servirão de base para o programa de governo de Lula (PT), um bolsonarista identificado como Caíque Mafra, que é pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, invadiu o local da reunião e, aos berros, chegou muito próximo de Lula. Mafra fez ataques ao pré-candidato petista e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). 

Os guarda-costas agiram rapidamente. Alguns detiveram o possível agressor, enquanto outros se aproximaram por trás do ex-presidente para protegê-lo. O homem foi rapidamente retirado do local e depois conduzido a uma delegacia de polícia para registro da ocorrência. 

Porém, essa não foi a única de cena de ameaças já registrada na pré-campanha de Lula. Um outro episódio em que os guarda-costas e espiões digitais do entourage do petista precisaram agir foi durante sua agenda em Juiz de Fora (MG), dia 12 de maio. Possíveis atentados e distúrbios foram detectados no curso da visita e a reunião do político de esquerda com autoridades da região foi transferida de endereço subitamente, sem causar alardes.

À Fórum, fontes ligadas ao alto escalão da campanha de Lula afirmaram que não comentam protocolos de segurança, mas destacaram que eles são revistos e aperfeiçoados constantemente.

A tática bolsonarista de tumultuar eventos da pré-campanha de Lula já havia sido identificada pela reportagem da Fórum durante lançamento do livro "Querido Lula", que reúne cartas que o ex-presidente recebeu na prisão. Durante o evento houve tensão entre militantes bolsonaristas e petistas. 

 

Bolsonaristas tumultuam evento com Lula na PUC-SP e revelam tática eleitoral

 

Como o TUCA estava completamente lotado, um telão foi montado na faixada do teatro, que possui um jardim com amplo espaço, para que as pessoas pudessem acompanhar a leitura das cartas que foi realizada por Erika Hilton, Zélia Duncan, Camila Pitanga, Fernando Haddad e outras personalidades. 

Porém, o que era para ser pura emoção com as leituras dramáticas, quase terminou em confusão e pancadaria, pois, um grupo de apoiadores do presidente Bolsonaro apareceu no evento e começou a provocar as pessoas que estavam no local. 

 

Modus operandi conhecido 


 
Uma das estratégias utilizadas era semelhante à de Arthur do Val, o Mamãe Falei, que se fingia de jornalista para depois debochar dos entrevistados com vídeos editados. Um dos rapazes do grupo se fazia de entrevistador e, a partir daí começou a interpelar os presentes com perguntas do tipo "você considera Lula inocente?", "você é favor do socialismo" e outras questões risíveis. 

Em determinado momento, o grupo começou a hostilizar um grupo de mulheres que estavam presentes, uma discussão teve início, mas logo foi apartada por outros presentes. Posteriormente, o grupo "enquadrou" alguns homens idosos que carregavam bandeiras do Lula e do PT, novo momento de tensão que quase resultou em agressão física. 

Além da tentativa de intimidação em campo, motoqueiros ficaram dando voltas no quarteirão, xingando e ameaçando os presentes aos gritos de "Bolsonaro, presidente". Ao longo de todo o evento, um grupo com cerca de 20 bolsonaristas ficaram parados na rua de frente para o TUCA e xingando as pessoas que acompanhavam o lançamento. 

O objetivo do grupo era simples: provocar e conseguir gerar uma pancadaria generalizada. Porém, como a estratégia não é mais inédita, os participantes do evento passaram a ignorar as provocações e acompanhar a leitura das cartas ao presidente Lula. Também pediram aos mais exaltados para que não entrassem na provocação dos bolsonaristas. O pior não aconteceu, mas deixa o sinal de como será o clima da eleição 2022 e qual deve ser a estratégia dos grupos bolsonaristas ao longo do pleito deste ano.