ELEIÇÕES 2022

Lula abre 17% sobre Bolsonaro no segundo turno e fica a 0,5% de vencer no primeiro

De acordo com pesquisa PoderData, o ex-presidente cresceu fora da margem de erro pela primeira vez em quatro meses

Lula em ato em Minas Gerais.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amplia pela primeira vez em quatro meses uma vantagem fora da margem de erro sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de 2º turno, de acordo com pesquisa PoderData. O petista tem 52% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente, uma distância é de 17 pontos percentuais.

Lula cresceu fora da margem de erro de dois pontos. No levantamento realizado entre 13 a 15 de fevereiro, o ex-presidente tinha 50% das intenções e Bolsonaro, 35%. A partir daí, a distância vinha sendo encurtada –chegou ao mínimo de 9% nas rodadas de 10 a 12 de abril e 24 a 26 de abril.

No levantamento anterior do PoderData, Lula (50%) e Bolsonaro (40%) estavam a 10 pontos de distância. O atual presidente caiu cnco pontos percentuais nos últimos 15 dias.

A diferença máxima entre os dois pré-candidatos foi de 25%, registrada na rodada feita do final de agosto ao início de setembro de 2021.

Primeiro turno

Já no levantamento do primeiro turno, Lula ficou muito próximo de liquidar a fatura, com 44% das intenções de votos, o que representa pouco mais de 49 % dos votos válidos. Bolsonaro ficou com 34%. Em relação à rodada de 5 a 7 de junho, o petista variou um ponto para cima, enquanto o chefe do Executivo oscilou um ponto para baixo.

Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos. André Janones (Avante) marcou 2%. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) tiveram 1% cada.

Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não somaram menções suficientes para pontuar. Brancos e nulos são 5%, e 4% não souberam responder. 

A pesquisa PoderData foi realizada entre 19 e 21 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 302 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

Com informações do Poder 360

Temas