BOLSOLÃO DO MEC

Pastores do escândalo do MEC são próximos de Michelle Bolsonaro, diz Daniel Cara

O professor e pesquisador também afirma que Damares Alves e Silas Malafaia só romperam com o ex-ministro da Educação porque não tiveram seus interesses atendidos

Pastores do escândalo do MEC são muito próximos de Michelle Bolsonaro, diz Daniel Cara.
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (22), o professor e pesquisador Daniel Cara (USP) analisa a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e destaca o trabalho desempenhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) que descobriu estranhas movimentações financeiras no Ministério da Educação (MEC). 

“Esse escândalo começa graças às denúncias da Advocacia-Geral da União (AGU), de advogados que eram consultores jurídicos do MEC que, em dezembro do ano passado começaram a fazer denúncias internas e algumas delas vazaram para a imprensa e a partir desse fio se constituiu toda uma investigação feita por diversos veículos que tornaram pública a corrupção e o tráfico de influência no Ministério da Educação”, diz Daniel Cara. 

O professor também aponta para o fato de que o montante em dinheiro que pode ser ter servido ao balcão de negócios ilegais no MEC equivale à metade do orçamento de todas as universidades públicas do Brasil. 

“Esse escândalo pode alcançar o patamar de R$ 18,5 bilhões, que é o que a Controladoria-Geral da União (CGU) do governo Bolsonaro - o caso é tão grave que nem eles conseguem esconder -, mas a CGU atribui uma movimentação estranha no MEC e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na ordem de R$ 18,8 bilhões. Isso significa metade dos recursos anuais de todas as universidades públicas. Esses problemas começam na gestão de Ricardo Vélez Rodriguez (ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro). Esse governo é corrupto da cabeça aos pés”, critica. 

Posteriormente, Cara destaca o fato de que a primeira-dama Michelle Bolsonaro possui vínculos com os pastores que foram presos na operação desta quarta. “Não só o Bolsonaro (tem envolvimento no escândalo), a própria Michelle Bolsonaro. É importante dizer que esses pastores são vinculados a primeira-dama. A Michelle assumiu uma postura passiva durante a campanha eleitoral (2022) e ela não fez isso porque está desgostosa de fazer campanha ou porque não quer permanecer como primeira-dama, pelo contrário, ela sabe que tem os pés de barro. Ela também tem vínculos com setores que não são, necessariamente, idôneos das igrejas neopentecostais”. 

Ao mencionar a participação de lideranças das igrejas neopentecostais no chamado “Bolsolão do MEC”, Daniel Cara faz questão de ressaltar que não se trata de uma crítica à fé das pessoas, mas sim do comportamento de alguns membros da referida linha religiosa. 

“É importante ressaltar que a gente está falando da atuação desses pastores. A fé das pessoas é uma coisa que deve ser respeitada e é uma questão privada. O problema é quando a fé invade o terreno público e foi o que aconteceu nesse caso. Podem ter certeza de que, se as investigações prosperarem não vai ser só o Bolsonaro que vai estar envolvido, todo o esquema de relacionamento com os setores evangélicos, com a parte corrupta dos evangélicos e isso vai chegar também em Michelle Bolsonaro”, avalia Daniel Cara. 

Por fim, Cara afirma que Damares Alves e o pastor Silas Malafaia romperam com Milton Ribeiro porque não tiveram os seus interesses atendidos. “Milton Ribeiro era uma figura muito próxima da Michelle Bolsonaro e também da Damares Alves. Em um determinado momento, Silas Malafaia e Damares rompem com Milton Ribeiro e não é porque eles discordavam da linha ideológica de Milton Ribeiro é, talvez, porque os interesses deles não estavam sendo atendidos”. 

Confira abaixo a integra da entrevista: