ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula tem 53,4% dos votos válidos e seria eleito no 1° turno

Ex-presidente confirma margem ampla sobre Jair Bolsonaro, de 22%. Nos votos totais, o petista tem 47%, enquanto o atual presidente obteve 28%. Ciro Gomes (PDT) surge em 3° lugar, com 8%

Créditos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Uma nova pesquisa divulgada pelo Datafolha na noite desta quinta-feira (23) informa que o ex-presidente Lula (PT) manteve a ampla vantagem, com 53,4% dos votos válidos, sobre Jair Bolsonaro (PL), que obteve 31% da preferência do eleitorado, uma margem semelhante à registrada há um mês pelo instituto. A diferença entre os dois pré-candidatos é de 22% nos votos válidos e, hoje, garantiria a vitória do petista já no 1° turno. Nos votos totais, Lula teve 47%, enquanto Bolsonaro conseguiu 8%.

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) surge em 3° lugar na sondagem, com 8% dos votos, à frente de um grupo de candidatos que não ultrapassam 2% das intenções de voto cada, como André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Os eleitores que não sabem são 4% e os que votarão branco ou nulo chegaram a 7%.

O resultado do Datafolha mostra que o cenário para a disputa pelo Palácio do Planalto em outubro segue praticamente inalterado, como o ex-presidente bem à frente do atual mandatário, Jair Bolsonaro, com os dois praticamente mantendo a mesma pontuação da sondagem realizada no dia 26 de maio.