TRIUNFO ACACHAPANTE

Nocaute no Nordeste: Lula tem 58% contra 19% de Bolsonaro, mostra Datafolha

Com 39 milhões de eleitores e 26% do total deles no país, região aclama o petista e dá “surra” no atual ocupante do Palácio do Planalto

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial de outubro, divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou um dado incontestável e definitivamente consolidado: o verdadeiro nocaute que o ex-presidente Lula (PT) dá no atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) na região Nordeste, onde o líder de esquerda tem 58% das intenções de voto, contra minguados 19% de político de extrema-direita.

O Nordeste é a segunda região com mais eleitores no Brasil. São mais de 39 milhões, o que representa 26% do eleitorado nacional. Ou seja, um território estratégico e indispensável para quem quer se tornar presidente da República. Lá, mesmo não conseguindo a liderança, é importante pontuar bem. Em 2018, quando Bolsonaro venceu a disputa com Fernando Haddad (PT), embora tenha saído derrotado na escolha entre nordestinos, o radical reacionário ainda conseguiu 30,3% por lá. Os dados do Datafolha mostram que ele até agora perdeu mais de um terço do que conseguiu quatro anos atrás.

Os 58% que apareceram esta noite no levantamento do Instituto ligado ao jornal Folha de S.Paulo são exatamente os mesmos conquistados por Lula em sua primeira eleição para o Palácio do Planalto, em 2002. Na sua reeleição, em 2006, o índice foi ainda maior: 67%. O que chama a atenção é a rejeição a seu adversário, que sequer consegue angariar 20% dos votantes.

Na derrota de Haddad em 2018, o Nordeste foi a única região em que Bolsonaro não venceu. O candidato petista ficou com 69,7% do total de votos na área formada pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.