RODRIGO AMORIM

VÍDEO: Vereadora expõe ameaça de morte feita com e-mail de deputado bolsonarista

Rodrigo Amorim já fez ataques transfóbicos contra Benny Briolli em plena Alerj

Créditos: Montagem (Alerj e Reprodução/Instagram)
Escrito en POLÍTICA el

A vereadora Benny Briolly (PSOL), de Niterói (RJ), publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (23) expondo uma ameaça de morte feita através do e-mail do deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), o mesmo que quebrou a placa da vereadora Marielle Franco. Em maio, Amorim fez atraques transfóbicos contra Benny em plena sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2021, a vereadora chegou a deixar o país diante das inúmeras ameaças que recebeu.

"É inadmissível, novamente, uma ameaça de morte. Dessa vez, do e-mail oficial do gabinete do deputado Rodrigo Amorim. Isso não pode acontecer de maneira nenhuma. Quem escreveu esse e-mail é para estar preso", declarou Benny.

Na mensagem é possível ler ataques LGBTfóbicos e racistas.

O início do e-mail traz o seguinte recado: “já estou contando as balas”.

Assista: 

Ameaças constantes

Desde que foi eleita, Benny já sofreu uma série de violências. Em dezembro de 2020, antes de ser empossada, Benny esteve no parlamento para acompanhar uma sessão. Na ocasião, um grupo de bolsonaristas liderados pelo também eleito Douglas Gomes se reuniu na frente da Câmara Municipal. No microfone, o referido vereador incitava seus eleitores a atacar a vereadora Benny. Sob xingamentos e ameaças, a parlamentar eleita precisou ser retirada da Câmara escoltada pela Guarda Municipal, que foi acionada por outros vereadores para assegurar sua integridade física.

O mandato da vereadora revelou que ela já recebeu mais de 20 ameaças diretas contra sua vida e insultos dos mais variados tipos, como racistas, transfóbicos e religiosos.