MÉDIA DAS PESQUISAS

EXCLUSIVO: Lula mantém estabilidade à frente na média das pesquisas e vence no primeiro turno

Marcos Coimbra: “Bolsonaro morreu enquanto candidato”. E completou: “faltam cem dias para as eleições e mais da metade da população considera que ele faz um governo ruim ou péssimo”

Lula em Maceió.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Na média das pesquisas realizada pelo sociólogo Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prossegue na liderança de maneira estável, com perspectiva de vitória no primeiro turno das eleições presidenciais.

Na média das pesquisas presenciais estimuladas, em que são anunciados os nomes dos candidatos, Lula manteve 53%, com possibilidade de vitória já no primeiro turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 33%.

Nos votos totais, Lula ficou com 47% e Bolsonaro com 27%. Ciro Gomes (PDT) vem a seguir com 8%.

Já na média dos levantamentos remotos, feitos por telefone, Lula fica com 48% enquanto Bolsonaro aparece com 37% dos votos válidos estimulados. Nos totais da mesma modalidade, Lula tem 44%, Bolsonaro 34% e Ciro Gomes 7%.

Ou é agora ou é no final do mês

Marcos Coimbra afirmou no Fórum Café desta sexta-feira (24), que “Bolsonaro morreu enquanto candidato”. E completou: “faltam cem dias para as eleições e mais da metade da população considera que ele faz um governo ruim ou péssimo”.

Coimbra diz que a pergunta que se deve fazer hoje é: ‘quem vai querer que ele permaneça no governo hoje?’ A discussão é, ou é no dia dois ou é no final do mês, porque todas as pesquisas mostram que Bolsonaro vai perder a eleição”.

Segundo turno

Já na média do segundo turno, o quadro também permanece estável. No total de votos presenciais estimulados, Lula fica com 54% enquanto Bolsonaro tem 32%. Se forem levados em conta apenas os votos válidos, a vantagem de Lula sobe para 63% enquanto Bolsonaro fica com 37%.

Na média de segundo turno estimulado feito de maneira remota, Lula tem 51% e Bolsonaro 37%. Nos válidos desta modalidade, Lula sobe para 58% e Bolsonaro fica com 42%.

Avaliação de governo

O relatório de Marcos Coimbra também fez o levantamento da avaliação do governo Bolsonaro. Na média presencial, a avaliação negativa foi de 47%, a regular ficou em 26% e a positiva foi de 25%.

Na modalidade remota, o governo de Bolsonaro ficou com avaliação negativa de 49%, positiva de 31% e regular de 18%.