ELEIÇÕES 2022

Lula tem 47,7% dos votos válidos em pesquisa do BTG Pactual, banco fundado por Paulo Guedes

Nova rodada da FSB Pesquisa mostra um quadro de estabilidade na disputa presidencial, com Lula na liderança, seguido de Bolsonaro e Ciro Gomes.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Nova rodada da FSB Pesquisa, encomendada pelo banco BTG Pactual - que foi fundado pelo ministro Paulo Guedes (Economia) - mostra Lula (PT) na liderança com 47,7% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 36,6% dos válidos, segundo o estudo, feito por telefone entre os dias 24 e 26 de junho.

A pesquisa mostra variação inexpressiva na disputa presidencial desde o mês de março, quando Lula marcava os mesmos 43% do levantamento atual - o petista teve pico de 46% em 30 de maio. Bolsonaro tinha 29% em março e agora marca 33%, oscilação de um ponto positivo em relação às três pesquisas anteriores.

Ciro Gomes (PDT), que marcou 9% em todos os outros estudos da FSB agora tem 8%. Simone Tebet (MDB) oscilou um ponto pra mais e tem 3%. André Janones (Avante) tem 2% e Pablo Marçal (PROS) 1%. Os demais não atingiram 1%. Brancos, nulos e aqueles que dizem que não votarão em nenhum são 6% e indecisos 2%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são revelados, Lula é mencionado por 39% dos eleitores e Bolsonaro por 31%. Ciro tem 3%, mesmo índice da soma dos demais candidatos. Indecisos são 13% e "não voto" 11%.

Segundo turno

Lula segue vencendo todos os adversários nas simulações de segundo turno das eleições presidenciais. Contra Bolsonaro, o petista tem 52% a 37%. 

O ex-presidente, que busca seu terceiro mandato, também vence Ciro, por 50% a 29%, e Simone Tebet, por 52% a 28%. O pedetista vence Bolsonaro - 48% a 38% - que também fica atrás da emedebista por 41% a 40%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-05022/2022.

Leia a íntegra.

 

Archivos adjuntos