LULA

Campanha de Lula recebe 5,5 mil propostas para plano de governo em uma semana

Na última semana foi lançada a plataforma Juntos Pelo Brasil com 121 diretrizes programáticas

Lula e Alckmin no lançamento da plataforma Juntos Pelo Brasil em São Paulo.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Uma semana após o lançamento das diretrizes do programa de governo, a campanha do ex-presidente Lula (PT) recebeu mais de 5 mil propostas na plataforma online disponibilizada para receber sugestões. A plataforma Juntos Pelo Brasil foi lançada na última terça-feira (21) pela coligação formada por PT, PSB, PCdoB, PSOL, PV, Rede e Solidariedade, que traz Lula como cabeça de chapa e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) como vice.

O número robusto de propostas, mais de 5,5 mil, representa uma sugestão a cada dois minutos. 

Segundo a campanha, houve 145 mil visualizações nas das propostas que foram publicadas, 32,5 mil pessoas visitaram a ferramenta e 8,5 mil baixaram as diretrizes do Programa de Governo.

Foram lançadas 121 diretrizes que terão propostas específicas formuladas através da contribuição cidadã. "Neste momento histórico decisivo, conclamamos todas as forças sociais, políticas e econômicas comprometidas com a democracia, com a soberania e com o desenvolvimento a somarmos esforços para reconstruir e transformar o Brasil, resgatando as forças, o otimismo, a criatividade e a esperança do povo brasileiro", diz o texto.

Lula também destacou o processo participativo no lançamento da plataforma. "Querermos que a sociedade brasileira assuma a plenitude de sua responsabilidade e diga, eu elegi vocês, mas eu quero participar da minha governança, dar meu palpite”, declarou.

“Vamos ter que construir a casa ao longo do tempo, ouvindo as pessoas através da plataforma, mas, principalmente, executando as políticas que quisermos, se ganharmos as eleições. Vamos ter que ter os tijolos dessa parede que significam acabar com a fome outra vez nesse país. Vamos ter que ter os tijolos que significam aumentar o salário mínimo, e vamos construindo, tijolo por tijolo, até chegar na cobertura da casa que é o material da soberania”, disse ainda.

Plataforma Juntos pelo Brasil

A plataforma Juntos pelo Brasil permite o envio de sugestões e a realização  de debates, fóruns, discussão e consultas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o engajamento na construção do programa de governo para que a base social da coligação se aproprie das propostas contempladas e se envolva de fato na construção coletiva do projeto

Em paralelo a isso, serão realizadas mesas de diálogo para avançar no debate com entidades nacionais que já se articularam para encaminhar propostas ao plano de governo e aprofundar as formulações.

A campanha afirma que ao final desse processo participativo "espera entregar um programa de governo inovador, portador de futuro, sintético e compreensível – com tem feito as principais candidaturas presidenciais contemporâneas. O programa de governo também contemplará as principais propostas de impacto da candidatura".