ELEIÇÕES 2022

França deve disputar o Senado e presidente do PSOL pode ser vice de Haddad

PSB, PT e PSOL devem se reunir nesta quinta-feira e anunciar a consolidação das chapas nos principais estados do Brasil

França deve disputar o Senado e presidente do PSOL pode ser vice de Haddad.
Escrito en POLÍTICA el

Em reunião realizada nesta terça-feira (28), o pré-candidato do PSB ao governo de São Paulo, Marcio França, declarou que pode abrir mão de sua candidatura e apoiar Fernando Haddad (PT), que também disputa o Palácio dos Bandeirantes. 

Ao retirar a sua candidatura, França deve concorrer ao Senado pela chapa de Fernando Haddad, que conta com o apoio do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Geral Alckmin (PSB). 

Marcio França voltou a defender a sua tese de que, quem estiver melhor posicionado nas pesquisas eleitorais, que dispute o pleito, mas admitiu que as decisões sobre as candidaturas estaduais não podem prejudicar a eleição nacional e a vitória do campo democrático. 

Aos dirigentes do PSB, Marcio França pediu o prazo de 24 horas. Dessa maneira, a sua decisão será anunciada nesta quinta-feira (29) após o presidente do PSD, Gilberto Kassab, definir qual será o papel de seu partido na disputa paulista, se será de apoio a França ou ao candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). A segunda hipótese é a mais provável. 

Apesar disso, segundo fontes ouvidas pelo editor da revista Fórum, Renato Rovai, a desistência de França é praticamente certa, ele deve sair candidato ao Senado, Marina Silva (Rede) vai manter a sua candidatura para deputada federal e Juliano Medeiros, o presidente nacional do PSOL, pode assumir a vaga de vice na chapa de Fernando Haddad. 


PSOL quer a vice na chapa de Haddad 

 

Com a desistência de Marcio França em disputar o governo do estado e com a sua provável candidatura ao Senado, o PSOL avisou ao PT que quer ocupar a vice na chapa de Fernando Haddad. 

O partido também fez o PT saber que não aceita o PSB ficar com o Senado e a vice de Haddad. O PSOL argumenta que em São Paulo tem mais peso e é maior que o PSB.  

Porém, a direção paulista do PT não gosta da ideia, pois, a chapa de Haddad ficaria por demais à esquerda. Um dos nomes cotados para ocupar a vice de Haddad é a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, da Rede, porém, ela deve sair candidata à deputada federal. 

 

"O nosso desejo é resolver tudo” 

 

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (29) o deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse que se reuniu com o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira, e com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros. Guimarães declarou que todas as questões estaduais serão resolvidas “no máximo” até a próxima segunda-feira (4).  

“Amanhã [sexta-feira] a tarde teremos uma nova reunião com o PSB, ainda não definimos nada, mas eu posso assegurar que as coisas caminham para uma solução adequada para montar esses palanques, principalmente nos estados centrais da eleição que é Rio de Janeiro e São Paulo. Minas está bem resolvido, Rio ainda tem uma pendência importante. As coisas estão se desenvolvendo de maneira satisfatória”, disse José Guimarães. 

Confira abaixo a íntegra da entrevista: