ELEIÇÕES 2022

EXCLUSIVO: Lula chega a 53% dos votos válidos na média das pesquisas e vence no primeiro turno

Estudo feito por Marcos Coimbra, do Vox Populi, com a média das principais pesquisas mostra ainda que Bolsonaro caiu dois pontos em um mês.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Nova compilação de dados das pesquisas eleitorais feita pelo sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, mostra que Lula (PT) segue crescendo na média das pesquisas e chegou a 53% dos votos válidos nos levantamentos presenciais até o final de maio. O percentual mostra um aumento de 2 pontos em relação à média de abril.

Em contrapartida, Jair Bolsonaro (PL) caiu dois pontos e está com 31% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) ganhou um ponto e está com 8%, mesmo percentual da soma dos demais candidatos, que oscilou um ponto para baixo.

Nos votos totais - com 10% de brancos, nulos e indecisos -, Lula cresceu 3 pontos e chegou a 47%. Bolsonaro manteve os 28%, Ciro foi de 6% para 7% e a soma dos demais candidatos de 8% para 7%.

Na média das pesquisas remotas, feitas pelo telefone, Lula tem 47% dos votos válidos - um ponto a mais do que em abril - e Bolsonaro mantém os 37%. Ciro e os demais candidatos oscilaram de 9% para 8%.

Nos votos totais nessa modalidade de pesquisa, Lula manteve os 42% e Bolsonaro os 33% de abril. Ciro e os demais candidatos oscilaram de 8% para 7%. Brancos, nulos e indecisos subiram de 8% para 11%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula soma 61% dos votos válidos contra 39% de Bolsonaro na média das pesquisas presenciais.

Nos votos totais, Lula tem 54% contra 34% do atual presidente, com 11% de brancos e nulos.

Nas pesquisas por telefone, o petista marca 58% dos votos válidos contra 42% de Bolsonaro. No total, Lula tem 51% contra 37% do atual presidente, com 12% de brancos e nulos. 

Leia a pesquisa na íntegra.

Assista a entrevista de Marcos Coimbra sobre os dados do estudo no Fórum Café.

 

Archivos adjuntos