ARTHUR LIRA

"Lira quer ser a voz de um ditadura que será derrotada", diz Sâmia Bonfim

A deputada criticou a perseguição de Lira contra Glauber Braga durante entrevista ao Programão da Fórum nesta sexta-feira; assista

Arthur Lira.Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) condenou a perseguição promovida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) durante entrevista ao Programão da Fórum, nesta sexta-feira (3). 

Na última terça-feira (31), Lira cortou a fala do deputado do PSOL e chegou a ameaçar retirá-lo à força do plenário após ter sido chamado de “ditador”. Braga não se intimidou e desafiou o presidente da Câmara. "O senhor não tem vergonha", disse. Lira ainda acelerou a tramitação de um processo contra Braga no Conselho de Ética.

A ameaça de Lira gerou alarme na oposição.

"Só quem tira parlamentar do plenário ou é o povo ou é uma ditadura. Lira não representa a voz do povo, ele está querendo representar a voz de uma lógica ditatorial e autoritária", disse Sâmia em entrevista à jornalista Cynara Menezes, no Programão. 

"É muito grave, isso não pode ser naturalizado. Retirar um parlamentar é só o povo, ou uma ditadura, que não será instalada no Brasil porque eles serão derrotados", reforçou. A deputada acredita que Bolsonaro será derrotado por Lula nas eleições de outubro de 2022 e que Lira não conseguirá reeleição à presidência da casa legislativa.

A deputada afirmou que o episódio gerou indignação até entre parlamentares da base governista. "Deputado da base, que votou no Arthur Lira, que não gostou do que viu, que depois veio se solidarizar. Claro que alguns tem receio de colocar isso publicamente, mas ali circulou 'se fez com o Glauber hoje, pode fazer comigo amanhã'", aifrmou.

Entre os deputados incomodados está Otoni de Paula (MDB-RJ). O deputado da Bancada Evangélica chegou a criticar a atitude de Lira na tribuna da Câmara. 

"Se nós não nos colocarmos contra o que presenciamos esta semana aqui nesta Casa, isso não atingirá apenas o Deputado Glauber, mas todos nós, ou seja, bastará discordarmos deselegantemente do Presidente da Casa, e seremos ameaçados de sair deste plenário por força policial. Apesar de termos divergências, nós precisamos entender que este Parlamento é plural, e, quando se ataca um Deputado, atacam-se todos os outros", disse Otoni em discurso feito na quinta-feira (2).

Assista ao Programão da Fórum desta sexta-feira: