POLARIZAÇÃO

Lula X Bolsonaro: “Eleições deste ano opõem dois Brasis”, diz CEO da Quaest

Para Felipe Nunes, a polarização política se transformou em polarização social: mulheres, pobres, pretos, nordestinos e católicos estão com Lula; veja dados

Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

A eleição presidencial deste ano está cada vez mais definida e polarizada. Se Lula (PT) não levar no 1º turno, como alguns institutos já têm mostrado a possibilidade, o petista deverá enfrentar Jair Bolsonaro (PL) no segundo. Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, “quando comparamos região, raça, sexo, renda e religião percebemos que as eleições deste ano estão opondo dois Brasis”.

Nunes explicou num fio no Twitter como funciona a polarização, que divide o país entre Lula e Bolsonaro. "Se alguém tinha dúvida, esses dados mostram que a polarização política se transformou em polarização social. A disputa não é mais entre partidos, mas entre grupos sociais que lutam por direitos, privilégios, garantias e recursos limitados. Ninguém vai querer perder...", afirma. 

Homens se dividem, mulheres votam Lula 

De acordo com o último levantamento da Quaest/Genial, do mês de maio, 50% das mulheres votam em Lula. Já Bolsonaro tem 24% das intenções de votos do eleitorado feminino. Já os homens se dividem: 39% são Lula e 42%, Bolsonaro.

Ricos se dividem, pobres votam Lula

Já quando a questão é renda, Felipe Nunes mostra que os mais pobres estão com Lula, que tem 56% dos votos. Já Bolsonaro tem apenas 22% das intenções de votos entre os mais pobres. Ou seja, nem o Auxílio Brasil fez sua popularidade aumentar nessa faixa de renda. Já os mais ricos estão divididos, embora o atual presidente leve vantagem: 43% a 36%. 

Brancos se dividem, pretos votam Lula

Quando o critério é racial, o levantamento mostra que os pretos estão com Lula e não com Bolsonaro que frequentemente usa expressões racistas. Em maio, por exemplo, perguntou a um apoiador se "ele pesava mais de 7 arrobas". Entre pretos, Lula tem 59% das intenções de voto. Bolsonaro só tem 23%. Já entre brancos, as intenções de voto se dividem em 39% (Lula) contra 37% (Bolsonaro).

Católicos votam Lula, evangélicos votam Bolsonaro

Quando a questão é religião, segundo Nunes, a polarização social é ainda mais evidente. Entre evangélicos, 47% votam em Bolsonaro e 30% em Lula. Entre católicos, 53% dizem votar em Lula e 27%, em Bolsonaro. 

Sul se divide, Nordeste vota em Lula

Em relação às regiões do país, Lula é imbatível no Nordeste, onde tem 61% dos votos e Bolsonaro tem somente 22%. No Sul não ocorre o inverso, a região está dividida em 39% (Lula) e 41% (Bolsonaro). 

A pesquisa Quaest/Genial foi divulgada em 11 de maio e ouviu 2 mil pessoas entrevistadas face a face entre os dias 5 e 8. Foi registrada no TSE com o número BR-01603/2022 e mostrou que o ex-presidente Lula com 51% dos votos válidos, ou seja, com chance de vitória no primeiro turno. Uma nova rodada será divulgada na próxima quarta (8).