ELEIÇÕES 2022

Alexandre de Moraes: Eleitos serão empossados, apesar da “gritaria dos descontentes”

Em meio às ameaças de golpe por parte de Bolsonaro, presidente eleito do TSE diz que o Brasil já tem “anticorpos” para defender a democracia

Alexandre de Moraes descarta golpe.Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu o processo eleitoral brasileiro, apesar das frequentes ameaças de golpe por parte de Jair Bolsonaro (PL). Durante o encerramento do X Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, ele declarou que o Brasil já tem “anticorpos” de defesa da democracia.

Moraes foi eleito para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e toma posse em 16 de agosto, a dois meses das eleições.

“Hoje, nós já sabemos como essas milícias digitais que atacam a democracia funcionam. Hoje, nós já temos anticorpos para isso. Tenho certeza de que posso garantir a vocês, falo não só em meu nome, mas no nome do meu futuro vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, que o Brasil sabe como manter a sua democracia. E o Poder Judiciário vai permanecer independente, corajoso, competente e destemido”, disse, em pronunciamento, segundo a RBA.

Constituição completa 34 anos no mês das eleições

O ministro destacou, ainda, que as eleições serão realizadas no mês em que a Constituição completa 34 anos. Ele classificou o momento como o período mais longevo de estabilidade democrática no país.

Porém, não descartou tentativas de ataques à democracia. “Felizmente, o que era subestimado não é mais. Posso garantir”, disse, assegurando que todos os eleitos em outubro serão empossados, mesmo com a possível “gritaria dos descontentes”.

O X Fórum Jurídico de Lisboa, que durou três dias, foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).