ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro cria programa de Direitos Humanos para policiais e militares

Em mais um aceno, Bolsonaro publicou decreto que "institui o Programa Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública".

Jair Bolsonaro com policiais militares.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em mais um aceno aos policiais e militares, Jair Bolsonaro (PL) publicou um decreto na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU) que "institui o Programa Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social e dos Profissionais do Sistema Socioeducativo".

Chamado de Projeto Renascer, Servir e Proteger, ou programa PraViver, a proposta busca oferecer atividades de esportes adaptados para policiais e militares incapacitados de voltar ao trabalho por adquirirem alguma deficiência no exercício da função.

O projeto ainda quer reduzir a vitimização e o suicídio dos profissionais. No Brasil, o número de policiais que tira a própria vida é maior que o dos que morrem em serviço.

Segundo o relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em outubro de 2020, só em 2019, 65 policiais militares e 26 civis cometeram suicídio. Naquele mesmo ano, o número de PMs mortos em serviço foi de 56 e o de policiais civis, 16. O número de policiais mortos fora de serviço foram 101.

Somente em São Paulo, os casos de suicídio mais do que dobraram nos últimos cinco anos na Polícia Militar. 

O Rio de Janeiro tem um projeto piloto do programa, que foi lançado em fase experimental em 2020. 

O decreto prevê que para implementação do programa "poderão ser estabelecidas parcerias com órgãos da administração pública direta e indireta, com organizações da sociedade civil e com organismos internacionais".