ELEIÇÕES 2022

Programa de governo da chapa Lula-Alckmin recebe propostas dos petroleiros

Um dos temas centrais do encontro foi a transição progressiva da política de preço de paridade de importação, adotada por Temer e mantida por Bolsonaro

Deyvid Bacelar e Aloizio Mercadante, durante reunião com os petroleiros na sede da FUP.Créditos: Dani Dacorso/FUP
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A coordenação do programa de governo “Vamos Juntos pelo Brasil”, da chapa Lula-Alckmin, se reuniu com petroleiros, nesta quinta-feira (30).

Durante quase três horas, foram debatidas ideias e apresentadas propostas para o setor de petróleo e gás. Um dos pontos principais, consenso entre os participantes, é a necessidade de fazer a Petrobras voltar a ser uma empresa integrada, além de recuperar seu papel estratégico.

O encontro ocorreu na sede da Federação Única dos Petroleiros (FUP), no Centro do Rio de Janeiro.

Um dos temas centrais do debate foi a política de preço de paridade de importação (PPI), adotada em 2016 por Michel Temer (MDB), e mantida por Jair Bolsonaro (PL).

“Haverá uma estratégia consistente, responsável, de transição progressiva para sair do PPI e abrasileirar o preço dos derivados, construindo uma média ponderada do que é importado e do que é produzido no Brasil“, disse o coordenador do programa de governo da chapa Lula-Alckmin, Aloizio Mercadante. Ele acredita que o gás de cozinha poderá ter uma transição segura muito rápida.

Esta foi a primeira das reuniões itinerantes que estão sendo organizadas pela comissão. Além de Mercadante, participaram do encontro com os petroleiros representantes dos partidos da coalizão PT, PSB, PSOL, Rede, PCdoB, PV e Solidariedade.

Segundo Mercadante, “o PPI é uma coisa inaceitável. Quando o Pedro Parente (presidente da Petrobras no governo Temer) introduziu o preço do combustível dolarizado, não houve nenhuma grande discussão em nenhuma instância da democracia brasileira”.

Para ele, “não faz sentido nivelar por cima o preço. Isso é um instrumento para desnacionalizar a Petrobras, privatizar refinarias, desmobilizar ativos”.

Em sua opinião, “também não faz sentido pegar recursos fiscais para subsidiar o preço da gasolina. Tudo isso tem prazo de validade, até o final do ano, e deixa uma bomba fiscal para o próximo governo”.

O coordenador do programa de governo da chapa Lula-Alckmin destacou que a Petrobras precisa recuperar seu papel estratégico de indução do desenvolvimento e seus instrumentos de mitigação de choques externos de preços.

“Esse processo de esquartejamento da Petrobras está terminando com a presença regional da empresa. A Petrobras está contratando agora 15 plataformas. Nenhuma a ser produzida no Brasil”, criticou Mercadante, observando que “o Brasil é hoje o décimo produtor mundial de petróleo e o nono maior consumidor, o que representa importante vantagem competitiva”.

Projeto implementado em 2016 de venda de nove refinarias tem efeitos diretos sobre a produção

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, destacou que a participação dos investimentos totais da Petrobras na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu de 11%, em 2009, para apenas 2,8% em 2021, segundo dados elaborados pelo Dieese/subseção FUP, com base nos relatórios da petroleira.

Bacelar disse, ainda, que o fator de utilização das refinarias da Petrobras (FUT), depois de chegar a mais de 90% entre 2007 e 2014, caiu para 76% em 2018 e retomou o patamar de 80% de 2020 para cá.

Segundo ele, o projeto implementado em 2016 de venda de nove refinarias (50% da capacidade de produção) e redução de investimentos tem efeitos diretos sobre a produção de derivados da Petrobras.

O dirigente da FUP afirmou, ainda, que, na esteira do PPI e dos altos preços dos combustíveis, houve aumento substancial no número de importadores e exportadores de derivados de petróleo (tradings). Em junho de 2008 eram 192 agentes, total que passou para 363 em agosto de 2016; e atingiu 634 importadores/exportadores em dezembro de 2021.

O PPI reajusta os preços dos combustíveis com base na cotação internacional do petróleo, variação cambial e custos logísticos de importação, mesmo o Brasil sendo autossuficiente em petróleo.

Com base nessa política, no governo Bolsonaro, os preços da gasolina, na refinaria, tiveram alta de 169,1%, o diesel de 203,6% e o do gás de cozinha de 119,1%. Enquanto isso, o salário mínimo aumentou 21,4% no mesmo período.