ELEIÇÕES 2022

Grupo que produz fake news pró-Bolsonaro nas redes ameaça repórter de morte

Lucas Neiva, do site Congresso em Foco, denunciou esquema de geração e disparo em massa de desinformação favorável ao presidente. “Parece que alguém vai amanhecer morto”, disse um dos bolsonaristas

Créditos: Congresso em Foco
Escrito en POLÍTICA el

O repórter Lucas Neiva, do site Congresso em Foco, foi ameaçado de morte por seguidores de Jair Bolsonaro que integram um grupo de produção e disseminação em massa de fake news a favor do presidente República. Neiva investigava o bando e suas operações em fóruns anônimos da internet, os chamados “chans”. Os autores das notícias falsas e das ameaças operavam a partir de um dos “imageboards” mais conhecidos do país, o “1500chan”.

Segundo a matéria publicada pelo Congresso em Foco e assinada por Neiva, os bolsonaristas do submundo das redes tratavam abertamente de estratégias para atacar Lula e a esquerda, com informações falsas que teriam o intuito de isentar o atual presidente de tudo que vem acontecendo no Brasil.

“Devemos criar um sentimento de ódio contra tudo o que o Lula representa e no mínimo a sensação de ‘o Bolsonaro está certo em alguma coisa’. É possível moldar completamente a população com propaganda online”, diz um dos participantes do “chan”.

Ao tomarem conhecimento de que a reportagem havia sido publicada, identificando o grupo e suas intenções, Neiva então foi alvo de mensagens no próprio “imageboard”, em tom intimidador. “Parece que alguém vai amanhecer morto” e "Eu ri do jornalista esfaqueado em Brasília e queria que acontecesse mais” foram algumas das ameaças dirigidas ao repórter.

Um outro autor do “chan” formado por bolsonaristas, em tom ainda mais agressivo, escreveu um texto sobre o ódio que tem de jornalistas e da imprensa.

“Fui o autor do blog Big Bosta Brasil 2022, e não vou parar com a distribuição de ódio. Todo jornalista deve ser estripado e afogado em seu próprio sangue enquanto todas as mulheres de sua família serem estupradas e mortas com requintes de crueldade. Jornalista tem mais é que ser arremessado ao mar com as mãos atadas nas costas”, escreveu.

Após a reportagem ser publicada e o repórter ameaçado, o Congresso em Foco informou que seu site sofreu um ataque hacker e ficou fora do ar por algumas horas. Lucas Neiva registrou um boletim de ocorrência na 9ª Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal neste domingo (5), que agora servirá de ponto de partida para as autoridades investigarem as atividades do grupo.