QUEM DIRIA

Bolsonaro defende PCO em sanha contra STF

Ele argumentou pela manutenção dos perfis do partido nas redes, após Alexandre de Moraes determinar bloqueio, além de incluir PCO no inquérito das fake news

Bolsonaro continua ataque à Corte e seus ministros.Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (8). O presidente, novamente, deu vazão à sua ira especificamente contra o ministro Alexandre de Moraes e, para isso, defendeu até mesmo a manutenção das páginas do Partido da Causa Operária (PCO) nas redes sociais.

Moraes determinou o bloqueio dos perfis do PCO e incluiu o partido no inquérito das fake news, que apura ataques ao STF. Além disso, solicitou à Polícia Federal (PF) que intime o presidente da legenda, Rui Costa Pimenta, a depor sobre publicações nas redes.

O PCO, em tese uma agremiação tida como de extrema esquerda no espectro político, vem defendendo teses notoriamente bolsonaristas nos últimos tempos e atacando, sistematicamente, o STF e Alexandre de Moraes.

Durante discurso em almoço com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nesta quarta, Bolsonaro defendeu o PCO.

“Cada vez mais nos tolhem, derrubam páginas, desmonetizam, ameaçam. Ontem eu estive com o vice mundial do Telegram e com o representante nacional e ele autorizou eu abrir parte da conversa. Estão sendo ameaçados de banimento pelo ministro Alexandre de Moraes se não fecharam, se não excluírem a página do PCO. O que é PCO, meu Deus do céu? É ultrarradical de esquerda. Deixa a página deles aberta, pô. Porque chamaram lá o ministro de ‘skinhead de toga’. Olha o que me chamam o tempo todo nas redes sociais”, disse.

Em sua decisão de incluir o PCO no inquérito, Moraes destacou: “É necessária a adoção de providências aptas a cessar a prática criminosa, além de esclarecer os fatos investigados, uma vez que eles atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal e de seus ministros, bem como do Tribunal Superior Eleitoral, atribuindo e/ou insinuando a prática de atos ilícitos por membros da Suprema Corte e defendendo a dissolução do tribunal”, disse.

Jornal do partido chama Moraes de “fascista” e “skinhead de toga”

Rui Pimenta já exaltou a ditadura militar e o apresentador de extrema direita Monark. Enquanto isso, o jornal do partido, o DCO, estampou como uma de suas manchetes que o ministro do STF Alexandre de Moraes seria “mais fascista do que Bolsonaro”. O grupo está aprofundando os vínculos com a extrema direita

Em sua campanha contra Moraes, o DCO destacou, também: “Ditadura judicial – Skinhead de toga ‘limpa a conta’ de advogada”. No meio da reportagem, apenas, o jornal esclarece que a advogada, Paola Silveira, é casada com Daniel Silveira, e que o bloqueio de suas contas aconteceu depois de STF bloquear as contas do deputado bolsonarista condenado pela corte e encontrou apenas R$ 561 - o objetivo do bloqueio é apurar a multa de R$ 405 mil imposta pelo descumprimento de diversas determinações judiciais, inclusive o uso de tornozeleira eletrônica.