SAUDADE DO EX

Quaest: 62% dizem que "conseguiam comprar mais com o salário no governo Lula"

Economia é principal problema do país para 44% e 56% dizem que situação "influencia muito" seu voto para presidente. Mais da metade da população - 52% - têm "medo" de reeleição de Bolsonaro.

Lula, Haddad e Gleisi Hoffmann em debate com mulheres do distrito de Brasilândia, em SP.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Detalhamento da 12ª da pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra que a lembrança do poder de compra nos mandatos de Lula (PT) tem sido um fator importante para definição de voto no petista. O estudo mosta que 62% dos eleitores dizem que "conseguiam comprar mais com o salário no governo Lula".

Em relação ao governo Jair Bolsonaro (PL) esse sentimento é de apenas 10% dos brasileiros. A gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é citada por 5% e de Dilma Rousseff (PT) por 4%. Outros 2% citam o governo José Sarney e o mesmo percentual lembra da Ditadura.

A economia é o principal problema para 44% da população, seguido da pandemia/saúde, citado por 15%. A crise imposta por Paulo Guedes e Bolsonaro supera em 4 vezes a preocupação com a corrupção - lembrada por 11%, mesmo percentual das questões sociais -, principal tema das eleições de 2018.

Em relação às questões sociais, a fome é o principal problema, citado por 8%. A pobreza nas ruas é citada por 2% e a desigualdade por 1%.

A pesquisa mostra que 56% dizem que a situação econômica do país "influencia muito" seu voto para presidente. Outros 10% dizem que influencia "mais ou menos", 11% que "influencia pouco" e 20% que "não influencia.

A capacidade de pagar as contas nos últimos 3 meses piorou para 57% dos brasileiros - 22% dizem que melhorou e 20% que ficou igual. A percepção de piora da economia no último ano chegou a 63% dos eleitores - 21% dizem que ficou do mesmo jeito e 15% que melhorou.

Bolsocaro

Para 23%, a inflação é considerada o principal problema do país na atualidade - superando a pandemia, citada por 12%. Outros 9% dizem que é a crise econômica.

Jair Bolsonaro (PL) é citado por 28% como principal responsável pela alta no preço dos combustíveis. Outros 16% citam a Petrobras, 14% governadores, 11% a guerra na Ucrânia, 9% a alta do dólar, 8% o mercado internacional e 2% os donos dos postos de gasolina.

Medo da reeleição

Outro dado relevante mostra que mais da metade da população - 52% - têm "medo" de um segundo mandato de Bolsonaro. O índice supera o "medo" da volta do PT, que é de 35%, um dos principais temas de campanha do presidente.

Entre os que dizem que votarão em Ciro Gomes, o medo da continuidade de Bolsonaro é citado por 49% dos eleitores - 30% falam da volta do PT. 

Outros 54% dizem que Lula merece voltar a ser presidente, enquanto 62% dizem que Bolsonaro não merece um segundo mandato. 

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5/6, 2000 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios. A margem de erro é de 2  pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.

Leia a íntegra

https://revistaforum.com.br/u/archivos/2022/6/8/genialjunho.pdf