ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Freixo e Castro empatam na liderança no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, subiu, enquanto o candidato do PSB se manteve estável; os dois revezam na liderança, dependendo do cenário

Créditos: Montagem (Fotos: Marcio Menascio e Rafael Campos/GOV RJ)
Escrito en POLÍTICA el

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (1º) sua segunda pesquisa encomendada pela Folha de S. Paulo sobre o cenário das Eleições de 2022 no Rio de Janeiro. O levantamento mostra que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem empatados tecnicamente na liderança. Os dois revezam a liderança dependendo do cenário.

Em um primeiro cenário, em que o ex-governador Anthony Garotinho (União) é candidato, Freixo aparece numericamente à frente, com 22%. Castro aparece logo atrás com 21%. 

Sem o ex-governador, Castro aparece na frente, com 23%, enquanto Freixo registra os mesmos 22%.

Apesar de o empate técnico, o levantamento indica uma tendência de crescimento do atual governador, que tinha 18% em abril. O candidato do PSB tem o mesmo percentual.

No primeiro cenário, Garotinho aparece em terceiro lugar, com 7%. Na sequência aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 6%, Eduardo Serra (PCB), com 5%, e Cyro Garcia (PSTU), com 4%. Coronel Emir Larangeira (PMB), Felipe Santa Cruz (PSD) e Paulo Ganime (Novo) tem 2%. Brancos e nulos são 20%. 10% não sabe.

Sem o ex-governador, Neves fica com 7%, Serra, 6% e Cyro, 5%. Os demais ficam com o mesmo percentual.  Brancos e nulos são 22%. 10% não sabe.

A pesquisa ouviu 1218 pessoas entre os dias 29 e 30 de junho e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Matéria em atualização

Com informações da Folha