POLÍTICA

Datafolha: Lula tem 41% no Rio contra 34% de Bolsonaro

O ex-presidente Lula lidera no estado que é base eleitoral do presidente de extrema-direita

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Montagem (Fotos: Ricardo Stuckert e Valter Campanato/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral presidencial entre o eleitorado do Rio de Janeiro. O estado, que é base do presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, dá uma vantagem de 7 pontos percentuais do petista sobre o candidato de extrema-direita.

Lula aparece com 41% das intenções de voto enquanto Bolsonaro, que foi deputado por 28 anos pelo estado, registra 34%. A distância é inferior a apresentada nacionalmente, que alcança 19 pontos percentuais (47% contra 28%). 

Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro lugar, com 8%, e Simone Tebet (MDB) tem 2%.

Na sequência aparecem com 1% Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB) e Felipe d'Avila (Novo). Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não pontuaram. Santos Cruz (Podemos) não foi citado.

Brancos e nulos são 7% e 3% não sabem.

Freixo e Castro empatam na liderança na corrida para o Governo do Rio

Se na presidencial, Lula aparece com vantagem, na pesquisa para o governo fluminense a disputa é mais acirrada. O levantamento do Datafolha mostra que o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem empatados tecnicamente na liderança. Os dois revezam a liderança dependendo do cenário.

Em um primeiro cenário, em que o ex-governador Anthony Garotinho (União) é candidato, Freixo aparece numericamente à frente, com 22%. Castro aparece logo atrás com 21%. 

Sem o ex-governador, Castro aparece na frente, com 23%, enquanto Freixo registra os mesmos 22%.