NÃO VOTAM DE JEITO NENHUM

Datafolha: Rejeição de Bolsonaro atinge 56% em SP e compromete Tarcísio

Se comparada à aversão de Lula entre os paulistas, que ficou em 43%, presidente terá problemas no maior colégio eleitoral do país, assim como seu candidato a governador

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas..Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O índice de rejeição de Jair Bolsonaro em São Paulo atingiu 56%, segundo os dados do último Datafolha, publicados na tarde desta sexta-feira (1°), e o atual presidente fica com sérios problemas para fazer sua campanha decolar, já que o Estado é o maior colégio eleitoral do país e o radical de extrema-direita já tem baixíssima intenção de voto no Nordeste, a região que congrega o segundo maior número de eleitores no Brasil. O ex-presidente Lula, que tem 68% da preferência do eleitorado nordestino, apresentou rejeição de 43% dos paulistas.

De quebra, o péssimo indicador em São Paulo ainda compromete o nome lançado por Bolsonaro para disputar o governo estadual, o do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, que ficou empatado em segundo lugar no Datafolha sobre a corrida ao Palácio dos Bandeirantes, com 13%, ao lado do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB). O ex-prefeito paulistano e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) segue na dianteira na pesquisa, com 34% das intenções de voto, o que representa 48% dos votos válidos.

Mais cedo, o Datafolha já indicava que 64% dos paulistas não votarão de jeito nenhum num candidato apresentado pelo atual presidente da República, um dado que pode sacramentar a derrota de Tarcísio de Freitas, que na última semana já deu sinais de que talvez possa se afastar um pouco da figura de seu "padrinho".

O Datafolha ouviu 1.806 eleitores de todo o Estado de São Paulo entre terça-feira (28) e esta quinta (30). Segundo o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.