ELEIÇÕES 2022

Lula está 20 pontos à frente de Bolsonaro em MG, diz Datafolha

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais tem o histórico de refletir os resultados nacionais em eleições presidenciais

Lula em Minas Gerais.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Datafolha sobre a eleição presidencial feita com eleitores de Minas Gerais, divulgada nesta sexta-feira (1), aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com 20 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL)

Segundo o levantamento, o petista soma 48% das intenções de voto entre o eleitorado mineiro, contra 28% do atual presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 8%. Ele é seguido por André Janones (Avante), com 3% e Simone Tebet (MDB), com 2%. Fecham a lista Vera Lúcia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil), ambos com 1%. Votos em branco e nulos somam 6%, enquanto 4% dos eleitores não sabem em quem vão votar ou não responderam. 

Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são citados, Lula marca 37%, contra 25% de Bolsonaro e 2% de Ciro. 

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais tem o histórico de refletir os resultados nacionais em eleições presidenciais e é considerado um estado chave para o pleito. Em três eleições (1989, 1994 e 1998), Lula saiu derrotado entre os mineiros e perdeu a nível nacional. Quando teve maioria em MG, se elegeu e se reelegeu presidente (2002 e 2006). Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro também ganharam a eleição com maioria no estado (2010, 2014 e 2018). 

Zema lidera com folga corrida pelo governo 

A pesquisa Datafolha sobre a corrida ao governo de Minas Gerais foi divulgada na noite desta sexta-feira (1) e mostra o atual governador, Romeu Zema (Novo), liderando com ampla vantagem a disputa, chegando a 48% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 21% da preferência do eleitorado mineiro.

Na sequência aparecem os nomes de Carlos Viana (PL), com 4%, Vanessa Portugal (PSTU), que tem 3%, e Renata Regina (PCB) e Miguel Corrêa (PDT), ambos com 2%. Por fim, com 1%, foram citados Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Saraiva Felipe (PSB), ainda que este último tenha oficialmente se retirado do pleito.

Os indecisos em Minas Gerais somam 8% do total dos entrevistados, enquanto a somatória de brancos e nulos foi de 10%. O Datafolha ouviu 1.204 pessoas em 52 municípios de todas as regiões do Estado, entre quarta (29) e esta sexta (1°), com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.