DEMISSÃO

Sobrinho de Bolsonaro, Léo Índio é exonerado por não aparecer para trabalhar

Ele tinha o cargo de assessor da liderança do PL, partido do tio, mas não aparecia no Senado desde a primeira semana de março

Léo Índio e Jair Bolsonaro.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, sobrinho de Jair Bolsonaro (PL), foi exonerado do cargo de assessor da liderança do PL no Senado. A demissão foi motivada porque ele não aparecia nos horários de expediente desde a primeira semana de março.

A informação foi divulgada na coluna de Juliana Dal Piva, no UOL. Ele estava na função desde dezembro de 2021. Na página da transparência do Senado, a situação dele consta como “desligado”.

Léo Índio é primo de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro. No Senado, ele exercia o cargo de auxiliar administrativo júnior e recebia salário de R$ 5.735,93.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), responsável pelo gabinete da liderança do partido até 10 de junho, divulgou uma nota, afirmando que Índio era “responsável pelo setor de relações institucionais da liderança com ministérios e demais órgãos de governo”.

De acordo com relatos ouvidos pela coluna, já em 2021 o sobrinho de Bolsonaro ia pouco ao Senado. No curto período de trabalho, ele chegou a colocar em sua mesa uma caneca com a inscrição “cloroquina”. Léo Índio é pré-candidato a deputado distrital pelo PL.

Léo Índio fez lobby para venda de simulador de tiro ao governo

Em maio foi divulgada a informação que Índio, na verdade, atuava como lobista, fazendo a ponte entre empresas privadas e governo.

Uma das negociações envolvia uma empresa argentina fabricante de simuladores de tiro. Tratava-se do grupo Davnar, com sede em Buenos Aires e que buscava oferecer os simuladores a órgãos oficiais.

A empresa vinha tentando cavar um espaço na agenda do governo, até que um amigo do clã Bolsonaro entrou em cena e pôs Léo Índio para intermediar a negociação com os órgãos federais.  A ideia era facilitar a entrada da empresa nos órgãos oficiais.