ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro tem que ser afastado das “más influências do zap”, diz comando de campanha

Presidente costuma ser pautado por mensagens recebidas pelo WhastApp por aliados radicais que, segundo dirigentes, não lhe rendem votos

Jair Bolsonaro.Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

O comando da campanha quer blindar o presidente Jair Bolsonaro (PL) do que eles chamam de as “más influências do zap”, ou seja, reduzir a influência de aliados mais radicais sobre ele. Trata-se de uma ala de bolsonaristas que se comunica por meio do aplicativo WhatsApp, torpedeando o presidente com mensagens desde a madrugada. Por vezes, segundo membros da campanha, esse material pauta declarações de Bolsonaro.

Esses radicais, de acordo com o núcleo político da campanha, estimulam Bolsonaro a centrar fogo em temas que, de acordo com pesquisas internas, não lhe rendem votos, como ataques às urnas eletrônicas e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo.

Neutralizar as más influências

A intenção da campanha, daqui pra frente, é tentar neutralizar os efeitos da má influência. Para tal, eles pretendem se reunir logo cedo com Bolsonaro no Palácio da Alvorada para repassar as estratégias, análises de cenários e propostas de discursos. Há um receio de que falas ácidas de Bolsonaro desencadeiem crises e ruídos durante o período eleitoral.

O Globo informa que as novas diretrizes foram tomadas em uma reunião ocorrida nesta terça-feira (13), na casa alugada para ser o comitê da campanha em Brasília, com a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador do grupo, dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Fábio Faria (Comunicações), além do general Braga Netto. Também estiverem presentes o empresário Fabio Wajngarten, coordenador de comunicação da campanha, o marqueteiro Duda Lima e o publicitário Sérgio Lima, assim como o ex-ministro do Turismo Gilson Machado.

Resta saber agora se Bolsonaro vai “obedecer” às orientações do grupo.

Com informações do Globo

Temas