ELEIÇÕES 2022

RJ: Quaest mostra empate entre Freixo e Castro; cenário não muda com apoios de Lula e Bolsonaro

Com apoios de Lula a Freixo e de Bolsonaro a Castro, principais pré-candidatos ao governo do Rio empatam com 33% das intenções de votos.

Lula e Marcelo Freixo na Cinelândia.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o atual governador Cláudio Castro (PL) estão travando uma disputa voto a voto e seguem empatados na liderança das eleições ao governo do Rio de Janeiro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (14).

Castro está numericamente à frente com 24%, enquanto Freixo tem a preferência de 22% do eleitorado no principal cenário estimulado. A margem de erro total é de 2,8 pontos percentuais para mais ou menos.

Anthony Garotinho (União) e Rodrigo Neves (PDT) marcam 6% cada. Cyro Garcia (PSTU), Felipe Santa Cruz (PSD) e Eduardo Serra (PCB) têm 2% cada. Paulo Ganime (Novo) e Coronel Emir Larangeira (PMB) marcam 1%. Indeciso são 10% e brancos e nulos 24%.

"A corrida pelo governo do Estado promete ser uma das mais acirradas do país", afirma Felipe Nunes, CEO da Quaet, no Twitter.

A disputa não muda nem mesmo com os apoios dos pré-candidatos à Presidência. Com apoio de Bolsonaro, Castro vai a 33%, mesmo índice de Freixo com apoio de Lula. Rodrigo Neves, que é do PDT de Ciro Gomes, mas apoia Lula, vai a 7%. 

"O quadro continua empatado e polarizado", diz Nunes.

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno, Castro vence Freixo por 36% a 31% e Garotinho por 37% a 21%. Já o candidato do PSB vence Neves - 31% a 24% - e Garotinho - 38% a 21%. 

"Ou seja, os dois mais bem colocados na pesquisa hoje devem mesmo protagonizar a disputa deste ano", conclui Nunes.