CIRO GOMES

Ciro lamenta apoio de Kalil a Lula: "Sequer tive o direito de uma ligação"

O pré-candidato do PDT à presidência tentou conquistar Kalil, mas acabou perdendo o ex-prefeito para o petista

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) lamentou, nesta sexta-feira (15), o apoio de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato do governo de Minas Gerais pelo PSD, ao ex-presidente Lula (PT). Ciro havia cortejado Kalil em busca do apoio do ex-prefeito a sua pré-candidatura presidencial, mas não teve sucesso.

"Todo mundo sabe que eu estava trabalhando aqui por uma aliança com Kalil. Fui surpreendido, sequer tive o direito de uma ligação, e ele preferiu se aliar ao Lula", lamentou Ciro. "E eu compreendo e respeito", disse.

O ex-ministro participou da cerimônia de concessão do título de cidadão honorário de Belo Horizonte ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. A comenda foi concedida pelo vereador Bruno Miranda, possível pré-candidato do PDT ao governo estadual.

A indefinição no palanque mineiro acontece após a desistência de Miguel Corrêa, que sofreu ataques de Ciro e enfrenta processos na justiça eleitoral.

Lula e Kalil selaram acordo em maio. "Juntos, vamos trabalhar pela vitória em Minas e no Brasil, para que nosso povo volte a ter esperança numa vida com dignidade e direitos, com emprego e renda, com desenvolvimento e justiça social, num país soberano e democrático", disse Lula ao anunciar a aliança.

Os dois realizaram um ato em conjunto no dia 15 de junho. A atividade ficou marcada por um ataque de um drone bolsonarista que pulverizou agrotóxico com um odor fétido nos público presente.